A coroação de The crown e do Gambito A série dramática sobre a realeza britânica e a minissérie sobre o universo do xadrez foram consagradas com 11 estatuetas cada no Emmy, o "Oscar da TV"

Publicação: 21/09/2021 03:00

The crown arrasou nas categorias de séries dramáticas do Emmy no último domingo, finalmente coroando a Netflix com um dos principais prêmios da grande noite da televisão. A gigante do streaming também foi consagrada com o prêmio de melhor minissérie por O gambito da rainha. A Netflix transformou o panorama da televisão desde que criou sua primeira série original em 2012, mas nunca tinha faturado nenhum dos principais prêmios do Oscar da TV até então. Já nas categorias de série de comédia, Ted Lasso, da Apple TV+, foi a grande vencedora.

Um público reduzido de astros se reuniu para a primeira edição presencial do evento em dois anos num auditório parcialmente aberto em Los Angeles devido às preocupações ainda existentes com a Covid-19. A quarta temporada de The crown, a superpopular série sobre a realeza britânica, retratou o casamento conturbado do príncipe Charles e da princesa Diana. Olivia Colman, que conquistou um Oscar por interpretar a rainha Anne da Inglaterra em A favorita, levou o Emmy de melhor atriz ao encarnar sua descendente, a rainha Elizabeth II, em The crown.

Ao receber a estatueta, Colman homenageou o pai, que faleceu durante a pandemia de Covid-19, e que “teria adorado tudo isto”. Josh O’Connor ganhou como melhor ator por interpretar Charles. The crown também faturou os prêmios de melhor atriz e ator coadjuvantes, para Gillian Anderson no papel de Margaret Thatcher e Tobias Menzies no papel do príncipe Philip de Edimburgo, roteiro e direção.

No total, incluindo os prêmios técnicos entregues antes da cerimônia, The crown somou 11, empatando com O gambito da rainha, e um atrás do recorde para uma série dramática, mantido por Game of thrones.

O gambito da rainha, uma minissérie sobre uma problemática órfã que arrasa no mundo do xadrez profissional, fez dispararem as vendas de tabuleiros quando foi lançada, em outubro passado. “Você trouxe de volta o lado sexy ao xadrez e inspirou uma geração inteira de meninas e jovens mulheres a perceberem que o patriarcado simplesmente não tem defesas contra nossas rainhas”, disse o produtor da série, William Horberg, à sua estrela, Anya Taylor-Joy.

O prêmio de melhor atriz de minissérie dramática, no entanto, foi para Kate Winslet, no papel da detetive de uma cidade pequena em Mare of Easttown, que também rendeu o prêmio de melhor atriz e ator coadjuvantes para Julianne Nicholson e Evan Peters. Ewan McGregor ficou com o prêmio de melhor ator de minissérie dramática por seu papel em Halston.

DROGA DE ANO

O sucesso mundial da Apple TV Ted Lasso conquistou o Emmy de melhor série de comédia. Jason Sudeikis levou o prêmio de melhor ator no papel de um técnico de futebol americano que precisa assumir o comando de um time de futebol. “Que droga de ano”, disse Sudeikis. “Eu diria que esta série é sobre família, mentores e professores, esta série é sobre colegas de time. E eu não estaria aqui sem estas três coisas na minha vida”, disse.

A série levou os dois primeiros prêmios nas categorias de melhor ator e atriz coadjuvantes em série de comédia. Mas perdeu os de roteiro e direção de comédia para Hacks, cuja estrela, Jean Smart, ganhou o Emmy de melhor atriz por interpretar uma diva decadente que luta para salvar sua casa em Las Vegas.

A atriz veterana foi aplaudida de pé e prestou uma homenagem emocionada a seu marido, o ator Richard Gilliland, que morreu seis meses atrás. Estes Emmys foram os primeiros para a plataforma HBO Max.