Concurso para "oxigenar" o frevo

Publicação: 14/09/2021 03:00

A programação da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) em celebração ao Dia do Frevo tem início às 17h, com a entrega dos prêmios aos vencedores do Concurso Nordestino do Frevo, no Complexo Cultural Gilberto Freyre, em Casa Forte. A live será fechada, e os convidados vão acompanhar o evento por meio de uma transmissão no Cinema da Fundação/Museu, respeitando os protocolos. As canções inéditas premiadas pelo festival serão executadas pela orquestra do Maestro Duda, homenageado e diretor musical do certame, e pelo Coral Edgard Moraes. Tudo será transmitido pelo canal da Fundaj no YouTube.

O evento vai revelar também os vencedores nas categorias Melhor Arranjo e Melhor Intérprete. “Precisamos dar uma oxigenada e trazer novos compositores. Preservamos a tradição, não esquecemos o passado, mas miramos o futuro”, afirma a produtora e integrante do Coral, Valéria Moraes, neta de Edgard.

Criado pelas filhas e netas do compositor, em 1987, o coral é símbolo do frevo de bloco e executará no evento as composições É fantasia, de Getúlio Cavalcanti, Boêmio sentimental, de Alexandre Rodrigues e Heleno Ramalho, e Martelo, de Rafael Marques e Zé Manoel. A regência será do Maestro Marco César e sua tradicional orquestra de pau e corda.

Mais de 270 candidatos de sete estados do Nordeste do Brasil inscreveram cmposições no Concurso Nordestino do Frevo. Pernambuco liderou o número de inscrições, com 256. A categoria que recebeu mais composições foi Frevo Canção (92), seguida por Frevo de Bloco de Frevo de Rua, com 79 cada, e o novo hino da Turma da Jaqueira Segurando o Talo, com 19 obras. Além das premiações em dinheiro, um álbum será produzido. Trechos das composições já estão sendo publicados nas redes sociais da Fundaj.