João Alberto (25/09)

Assistente: Marcela Nunes
@joaoalbertodp
@blogjoaoalberto
Telefone: 2122.7520
e-mail: jadiario@terra.com.br

Publicação: 25/09/2021 03:00

Um partido que nasce muito forte

O novo partido que surgirá com a fusão do DEM e PSL, ainda com nome indefinido, será presidido por Luciano Bivar, com ACM Neto como secretário-geral. Passará a ser a maior sigla do país, com três governadores, sete senadores, 81 deputados federais e o maior tempo na televisão, além do maior fundo eleitoral e partidário.

Evento em Porto de Galinhas
A feira Visit Porto, que foi um enorme sucesso no ano passado, ganhará nova edição, a partir do dia 30 de novembro e vai reunir operadoras e agentes de viagens do país e exterior. Evento terá o apoio do Ministério do Turismo, Secretaria de Turismo de Pernambuco e Prefeitura de Ipojuca. É promovida pela Associação dos Hotéis de Porto de Galinhas e Convention Bureau de Porto.

A poesia completa de João Cabral
A Editora Alfaguara lança o livro Poesia Completa, de João Cabral de Melo Neto, organizado por Antônio Carlos Secchin, da Academia Brasileira de Letras, um dos maiores especialistas da obra do notável poeta pernambucano. Traz duas obras póstumas, Ilustrações para Fotografias de Dandara, feito a partir de fotos que recebeu da neta, quando morava no Senegal. E A Casa de Farinha, que deixou inacabada.

Refeno
Com 85 participantes, a 32ª Regata Internacional Recife-Fernando de Noronha, promovida pelo Cabanga, tem largada marcada para o meio-dia deste sábado, no Marco Zero. É um importane evento-teste em relação à Covid-19.

No Rio
Nosso ex-colega de redação Ed Wanderley lança, neste sábado, o livro de contos Sonhos Cariocas. Gestado na pandemia e dedicado ao pai, falecido neste ano, Ed trabalha medos, anseios e repressões com doses de emoção e humor em nove contos.

Na Tribuna
Devido a um problema técnico, a entrevista com o procurador-geral de Justiça de Pernambuco, Paulo Augusto de Freitas Oliveira, será exibida pelo programa João Alberto Informal neste sábado, às 19h, na TV Tribuna.

Retorno
Em retorno, apenas participando de lives, a sambista Gerlane Lops, reativa seu projeto “Samba da Gê”, com show neste sábado, no Empório Barrozo.

Música
Membro da Comunidade Obra de Maria do Recife, o cantor Marcelo Mariano é um dos três finalistas do Festival de Música Católica VEM, promovido pela Associação Evangelizar É Preciso, do padre Reginaldo Manzotti. Disputa reuniu 400 candidatos de vários estados e a finalíssima será neste sábado, em Curitiba.

Palestra
O museólogo Bruno Brulon faz a palestra Descolonização como uma prática, hoje, no Instituto Ricardo Brennand, encerrando a conferência do Comitê Internacional de Colecionismo.  

Atrações
Entre os nomes confirmados na Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, entre os dias 1º e 12 de outubro, no Centro de Convenções, o escritor Mia Couto, de Moçambique, e Itamar Vieira Júnior, ganhador do Prêmio Jabuti 2021.

Medalha
O governador Paulo Câmara vai esperar a vinda de Nino, jogador do Fluminense e pernambucano que ganhou a medalha de ouro no futebol na Olimpíada de Tóquio.

Roteiro
O roadshow Viva Recife, que a Secretaria de Turismo do Recife vai promover, terá eventos em Fortaleza, Natal, Maceió, João Pessoa e Aracaju, divulgando atrativos turísticos da cidade.

Inflação
Com os aumentos nos preços da gasolina, do óleo diesel, do gás de cozinha, da energia elétrica e da maioria dos  alimentos, é impossível segurar o aumento da inflação. Que prejudica especialmente os mais pobres.

Derrota
O projeto de criação da Semana de Combate ao Aborto apresentado pela vereadora Michele Collins, na Câmara Municipal do Recife, foi rejeitado por 20 votos contrários, contra nove a favor, a maioria da bancada evangélica na casa.

Turismo
Nesta segunda-feira, dia 27 de setembro, é celebrado o Dia Mundial do Turismo. Para este ano, a Organização Mundial do Turismo escolheu como tema Turismo para um crescimento inclusivo.

Programação
A direção da Band transferiu para a próxima quinta-feira a apresentação da sua nova programação, que vai ter como principal atração o programa diário Faustão na Band, comandado por Fausto Silva.

Lideranças
As principais lideranças nacionais do DEM estarão hoje no Recife para prestigiar a filiação do prefeito Miguel Coelho, às 10h, no Armazém 14, no Recife Antigo.

Fundação
Com evento on-line neste domingo, às 17h, com a participação de Fabiana Karla e do médico Drauzio Varella, será aberto o Instituto Planejamento Familiar.

IN
O sucesso dos eventos de divulgação do turismo de Pernambuco por várias regiões do país.

OUT
A vergonhosa e preocupante situação da estrada de acesso a Muro Alto, verdadeiro festival de buracos.

CONFIDENCIAL
Mesmo que o Brasil tenha que pagar uma fortuna pelos 15 dias do ministro Marcelo Queiroga cumprindo quarentena em hotel de luxo em Nova York, o Brasil fica, em tese, um período sem ele praticar absurdos no Ministério da Saúde. O perigo é ele despachar pela internet.

MOVIMENTO

Bom dia: “Quem dorme como um bebê não tem bebê em casa.” (Sérgio Graciotti)

Os prefeitos Raquel Lyra e Anderson Ferreira estão cada vez mais alinhados e podem estar juntos na eleição para governador em 2022.

Geraldinho Lins fará o show de abertura da apresentação de Alceu Valença, sábado, no Classic Hall.

A Arezzo vai desenvolver, em parceria com o Mercado Livre, uma linha de calçados e bolsas, através da aquisição da marca My Shoes.

A Prefeitura de Olinda vai construir uma academia de ginástica, na área externa do estádio Olindão.

José Patriota, presidente da Amupe, está atuando como 1º secretário da Confederação Nacional dos Municípios.

Whindersson Nunes enviou aviões para ajudar no controle das queimadas do Piauí, seu estado natal.

O maestro Eduardo Lages, que já gravou disco com Marina Elali, cantando sucessos de Roberto Carlos, repete a dose, agora com Joanna.

Coluna de João Alberto: Há mais de 50 anos o café da manhã do pernambucano

ANIVERSARIANTES

Sábado:
Darley Ferreira, Deborah Chistakus, Felipe Cabral, José Matutino Santos, José Múcio Monteiro, Luciana de Souza Leão, Cândida Amália Aguiar  Lins e Thereza Lapa Carneiro de Albuquerque.

Domingo:
Ana Farache, André Luiz Caúla Reis, Augusto Reinaldo Alves Filho, Eriberto Medeiros, Ezilda Goiana, Ivani Ramos, João Humberto Martorelli, Karina Vidal, Laís Siebra, Lázaro Guimarães Neto, Marcelo de Lucas Simon, Marcelo Paranhos, Maria Helena Mendonça, Marilena de Melo Cavalcanti, Roberto Bueno, Seabra Neto, Sheila Cohen e Victor Bandeira de Melo.