Apelo para barrar armas nos sets Profissionais e políticos fazem coro pela proibição de armas de fogo em sets de cinema, após tiro mortal disparado por Alec Baldwin numa gravação de filme

Publicação: 25/10/2021 03:00

Os apelos para proibir o uso de armas de fogo reais nos sets de Hollywood aumentaram ontem, três dias depois que o ator Alec Baldwin feriu mortalmente uma diretora de fotografia durante filmagens nos Estados Unidos. Halyna Hutchins levou um tiro no peito na quinta-feira, quando Baldwin disparou uma pistola cenográfica usada no western Rust, de acordo com um relatório de investigação preliminar.

Ontem, uma petição no site change.org pedindo a proibição de armas de fogo reais nos sets e a melhoria das condições de trabalho das equipes de filmagem reuniu milhares de assinaturas em poucas horas. “Não há desculpa para que algo assim aconteça no século 21”, diz o texto da petição lançada pelo roteirista e diretor Bandar Albuliwi.

“É urgente abordar os alarmantes abusos (das leis trabalhistas) e as violações de segurança que ocorrem nos sets de filmagem, como condições desnecessárias de alto risco e o uso de armas de fogo reais”, disse Dave Cortese, democrata eleito para o Senado da Califórnia. “Pretendo apresentar um projeto de lei que proíbe o uso balas reais em filmagens na Califórnia para evitar esse tipo de violência sem sentido”, acrescentou.

“ARMA FRIA”

A investigação policial sobre o tiro mortal com uma pistola cenográfica disparado por Alec Baldwin durante uma filmagem se concentrava neste sábado (23) na especialista encarregada da arma e no ajudante de direção que a entregou ao ator americano.

A pistola, que devia ter uma bala de festim, tinha no lugar munição real. Segundo declarações, o diretor-adjunto Dave Halls, identificado como o homem que entregou a arma a Baldwin, gritou “arma fria”, enquanto o fazia. Esta expressão é usada na indústria do cinema para indicar que uma arma só tem uma bala de festim.

O documento judicial diz que Halls não sabia que a arma estava carregada. A polícia se concentra na sequência exata dos acontecimentos que permitiram introduzir a munição real. (AFP)