Atrações gratuitas na Casa da Cultura Temporada de apresentações no espaço, no Centro do Recife, recebe apresentações de blocos de carnaval, coco de roda, cavalo-marinho e maracatu

Publicação: 21/10/2021 05:55

A Casa da Cultura Luiz Gonzaga, localizada na Rua Floriano Peixoto, no bairro de São José, às margens do Rio Capibaribe, receberá o projeto Casa da Cultura em Movimento a partir de amanhã. A iniciativa reúne apresentações de blocos de carnaval, coco de roda, cavalo-marinho e maracatu. Também serão disponibilizadas visitas guiadas com vivências socioculturais para crianças e adolescentes.

Idealizada e coordenada pela produtora Jaqueline Araújo, a iniciativa faz parte de uma temporada de seis programações com previsão de término em março, ocorrendo sempre às sextas-feiras, das 13h às 16h em novembro e dezembro, e a partir das 14h nos meses seguintes. A programação cultural do projeto, com incentivo do Funcultura, contempla quatro grupos da cultura popular e tradicional, sendo três da Região Metropolitana do Recife (Bloco Carnavalesco Munguzá de Zuza Miranda e Thai, Coco Na Pisada do Mestre e Maracatu Maracabuco) e um da Zona da Mata Norte (Cavalo Marinho Boi Pintado, de Aliança).

Serão cerca de dez apresentações gratuitas. Haverá também espaço para receber Pontos de Cultura e projetos sociais previamente convidados, que atendem crianças e adolescentes de bairros vulneráveis das cidades de Olinda e Paulista. Visitantes,  trabalhadores do local e moradores do entorno vão poder desfrutar de uma  boa leitura de livros disponíveis na geladeira cultural, que será implantada e doada ao espaço. Todas as atividades terão recursos de acessibilidade, por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras). O objetivo é garantir o acesso de pessoas surdas e ensurdecidas.