Romance a todo vapor A escritora Antônia Campos lança hoje o livro Encontro casual em águas sanfranciscanas, onde resgata a história do Vapor Comendador Peixoto

JOÃO RÊGO
edviverdp@gmail.com

Publicação: 26/10/2021 03:00

A Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco recebe hoje, às 16h, a escritora, professora e artista plástica Antônia Campos para o lançamento do seu novo livro, o romance Encontro casual em águas sanfranciscanas (Edições Novo Horizonte). O livro é um resgate histórico do Vapor Comendador Peixoto, navio que foi marco da navegação fluvial entre as cidades de Penedo e Piranhas, em Alagoas. A obra também conta com ilustrações do artista Pedro Zenival.

Durante a metade do século 19, o estabelecimento da navegação a vapor conectava Penedo, no Baixo São Francisco, aos principais portos do Império. Na década de 60, o Navio Comendador Peixoto foi restaurado pelo estaleiro Peixoto & Gonçalves (daí também o nome), sendo referência para a navegação de longo curso entre Penedo e a sertaneja Piranhas. No final da mesma década, o navio viria a naufragar, não sendo encontrados dados precisos sobre a data e causas.

A importância histórica e a memória envolta ao navio são o tema que guia a escritora Antônia Campos, que teve contato com a embarcação desde a infância. Nos anos 30, viajou com seus pais ao município de Penedo, e nos anos 50, viajou novamente, saindo da cidade de Pão de Açúcar em direção a Piranhas.  

“Atualmente, em algumas pesquisas, colhi informações sobre o naufrágio do Vapor Comendador Peixoto. Através do Instituto Histórico e Artístico Nacional, constatei que essa embarcação naufragou na década dos anos 60, noticiado pelo jornal Correio do Povo, jornal alagoano. Esses acontecimentos estavam se perdendo no tempo. Resolvi avivá-los no meu romance”, ela escreve.

A trama acompanha a história de amor dos personagens Genário e Laura, que estão a bordo do Vapor, em trajeto de Pão de Açúcar a Maceió. O romance também retrata “episódios ocorridos em estados diferentes e personagens que tiveram e divulgaram a cultura alusiva a figuras que foram as nossas raízes, os índios, como também pessoas  de nacionalidade estrangeira”, destaca Antônia.

Na ocasião do lançamento, a escritora também celebra seus 90 anos. Licenciada em Letras pela UFPE, Antônia Campos reside em Pernambuco desde a infância. Sua obra literária conta com os livros Pincelando poesias (2014) e Poeiras de saudades (2017), além da antologia que marca sua estreia, Poesias da idade (2008).

Oficina literária

Concerto de palavras é o título da coletânea anual de textos, em prosa e verso, da Oficina Literária Paulo Caldas, lançada ontem no Canal Arte Agora no YouTube. Com 25 participantes, a obra comemora os 12 anos de atividades da oficina e traz projeto visual da artista gráfica Bel Caldas e impressão da FacForm. “Sou corta jaca das letras e melodias, alcoviteiro de quem se aprochega, flerta e se entrega às maravilhas de sons e versos por vocação, impulso ou fuga do ócio, daí a ousadia de reger a oficina, estúdio onde sob harmonias e batutas solidárias, escrevemos as partituras das canções desta coletânea, juntos num palco feérico de cortinas abertas para o nosso concerto de sentimentos e emoções”, escreve Paulo Caldas, na apresentação. O livro pode ser adquirido através de contato direto com o autor nas redes sociais.