Globo desliga dois gigantes Os jornalistas Francisco José e Renato Machado foram demitidos da emissora ontem, após 46 e 39 anos, respectivamente, de uma brilhante jornada

Publicação: 30/11/2021 03:00

Dois grandes nomes do jornalismo brasileiro foram desligados ontem da Rede Globo. O cearense Francisco José, que trabalhava no Recife e tinha 46 anos de emissora, e o carioca Renato Machado, com 39 anos de casa, são mais duas referências a deixar a Globo, em um ano de saídas de peso, como as de Faustão, Tiago Leifert, Lázaro Ramos, Ingrid Guimarães, Vera Fischer, Antônio Fagundes e Reynaldo Gianecchini.

Na última quinta-feira, inclusive, outros dois jornalistas de destaque foram demitidos: José Hamilton Ribeiro, que estava há mais de 40 anos na emissora, com passagens pelo Fantástico, Globo Repórter e Globo Rural, e Eduardo Faustini, repórter investigativo do Fantástico.

À colunista Mônica Bérgamo, da Folha de S. Paulo, Francisco José lamentou a demissão. “Eu estou triste, claro, foram 46 anos na emissora. Não posso fingir e dizer para você que estou feliz, porque não estou. Se fosse para sair feliz, eu teria saído antes, pedido”, disse.

Francisco José teve trajetória em diversos programas e projetos, com destaque para as reportagens especiais ao Globo Repórter. Ali Kamel, diretor de Jornalismo da Globo, escreveu sobre a saída. “Nada representa mais Chico José do que sua identificação com o Nordeste. É um apaixonado. Durante 10 anos, fez coberturas da seca e da miséria que assolavam o sertão nordestino. Em 2008, percorreu seis capitais para mostrar, ao vivo, o São João no Jornal Nacional. Por 15 anos, ao lado de Beatriz Castro, apresentou e fez reportagens no programa local de meio ambiente Nordeste viver e preservar.”

Sobre Renato Machado, com passagens pelo Jornal Nacional, Bom dia Brasil, Jornal da Globo, como correspondente internacional, e tantos outros, Kamel destacou ainda a indicação do jornalista ao Emmy. “Renato está há cinco anos no Globo Repórter. E não me surpreende que, logo o primeiro programa dele tenha sido indicado ao Emmy, na categoria Atualidade. Emprestou certamente ao programa sua experiência com o jornalismo internacional, que começou já na sua estreia na BBC em 1967. Mas também o traqueio no manejo de temas nacionais, culturais e de comportamento.”