João Alberto (08/12)

Assistente: Marcela Nunes
@joaoalbertodp
@blogjoaoalberto
Telefone: 2122.7520
e-mail: jadiario@terra.com.br

Publicação: 08/12/2021 03:00

O cofre de Gracita Brennand

A matriarca Gracita Brennand escreveu o livro À Mesa com Graça, um primoroso resgate afetivo das receitas dela e de amigas e que circula apenas entre a família e amigos mais chegados. No seu livro Tantos Ricardos, Joaquim Falcão lembra uma lenda que as filhas tiveram que arrombar um armário onde Gracita guardava os escritos originais. Aliás, armário onde tem sempre um pote de biscoito dourado crocante. Para ela, não é um armário. É um cofre.

Encontro do PIB pernambucano
O mais importante evento empresarial do final de ano no Recife acontece hoje, às 16h30, no rooftop do Museu Cais do Sertão, reunindo 400 dos maiores empresários pernambucanos. O sunset assinala os 10 anos do grupo Lide Pernambuco, que abriu em 2011, com palestra do então governador Paulo Câmara. Evento será comandado por Daniel Asfora, Drayton Nejaim e Roberta Laurindo e marcará a posse de Ronnire Preuss Duarte como presidente do Conselho de Gestão, com Alex Brenneken na vice-presidência e terá shows de Rafa Cout e Ju Fernandes.

Nupcial de destaque em Porto
Muita gente de prestígio no Recife vai a Porto de Galinhas, hoje, para o casamento de Marcos Tiburtius e Flávia Holder. Cerimônia será oficiada pelo juiz Luiz Mário Moutinho, às 16h, na Casa Village. Depois, eles recepcionam os amigos, num evento que promete muita alegria, com a participação de vários cantores amigos dos noivos, como André Rio e Murilo Nóbrega.

Cinquentenário
Hoje, a turma de 1971 da Faculdade de Medicina de Pernambuco, com 210 integrantes, comemora os 50 anos da formatura. Entre seus integrantes os médicos Ricardo Moraes, Moisés Wolfenson, Eduardo Carvalho, Pedro Corrêa, Fernando Ventura.

Confraternização
Giselle e Éfrem Maranhão virão de Manaus hoje para a confraternização de final de ano da família Maranhão, no apartamento de Ana Lucila Maranhão.

Mirandinha
Com prefácio de Milton Neves e apresentação de Raimundo Fagner, Carlos Henrique Meneses lançou o livro Mirandinha - Na Velocidade do Gol, sobre o craque, que brilhou em vários clubes e na seleção brasileira. Um dos depoimentos é de Américo Pereira, que foi seu diretor de futebol no Náutico e grande amigo.

Abertura
A abertura da Fenearte, pelo governador Paulo Câmara e a primeira-dama Ana Luiza Câmara, será às 15h de sexta-feira. Depois, eles visitam os estandes.

Visual
Na prestigiada feijoada que promoveu no Jardim da Luz, em Piedade, Leo Medrado surpreendeu os amigos. Apareceu com 20 quilos a menos, resultado de rigoroso regime de oito meses.

Encerramento
O arcebispo Dom Fernando Saburido celebra hoje, às 19h, no Morro da Conceição, a missa solene que marca o encerramento da Festa de Nossa Senhora da Conceição.

Sucesso
Após o sucesso das sessões especiais de Harry Potter e a Pedro Filosofal, no último mês, o RioMar Recife resolveu abrir nova data para exibição do filme: será domingo.

Criticados
Diversos artistas, em especial Wesley Safadão, João Gomes e Xand Avião, estão sendo criticados por conviver normalmente com DJ Ivis, que foi solto recentemente após agredir a ex-esposa.

Virtual
O dinheiro virtual chegou para ficar. Sessenta por cento dos bancos centrais de todo o mundo estão realizando estudos para criar suas próprias moedas digitais, 14% já entraram na fase de testes-pilotos.

Vergonha
O Congresso aumentou de R$ 1,9 bilhão, em 2021, para R$ 3,2 bilhões, em 2022, o valor das chamadas Emendas Pix, feitas por meio de transferência direta da União para os municípios ou estados escolhidos pelo parlamentar, sem que seja preciso comprovar como o dinheiro será gasto. Uma verdadeira vergonha!

Feriado
O comércio vai funcionar em horário facultativo hoje, feriado de Nossa Senhora da Conceição. Os shoppings abrem, já as repartições públicas e órgãos da administração direta e indireta estaduais não.

Emoção
Em festa privada, Xand Avião e Solange Almeida, que cantaram por anos juntos na Aviões do Forró, se reencontraram nos palcos e se emocionaram bastante. O público foi ao delírio e pediu uma turnê dos cantores juntos.

Sertão
A obra Memórias sagradas: vida e morte nos tempos do cangaço ganha vida depois de 11 km percorridos pelo Sertão nordestino, em 12 anos de pesquisas. Reúne textos e imagens que entrelaçam histórias de 43 personagens, residentes em 49 localidades.

No morro
Como já virou tradição, é esperado que muitos políticos subam o Morro da Conceição no feriado de hoje, a maioria, com certeza, pedindo ajuda da santa para as eleições que acontecem no próximo ano.

MOVIMENTO

Bom dia: “A felicidade consiste em três pontos: trabalho, paz e saúde.” (Abílio Guerra Junqueiro)

Sandy lança amanhã o seu novo single intitulado Universo Reduzido.

Depois de 10 anos, a apresentadora Isly Viana deixou a TV Guararapes.

Docerias pernambucanas consagradas preparam menus especiais para o cardápio natalino.

João Campos compartilhou nas redes sociais a implantação de uma nova rota para bicicletas, na Avenida João de Barros.

Inspira cuidados o estado de saúde de Samir Abou Hana, internado em UTI da HapVida, depois de sofrer queda na sua casa.

A dupla Israel e Rodolff confirmou show no Recife na noite de Natal.

O Recife agora tem 82% da população de 12 anos ou mais vacinada com duas doses ou dose única.

Anitta concedeu entrevista, falando em inglês ao “The Late Late Show”, mais famoso talk show da televisão dos Estados Unidos.

O restaurante It, que o chef Kiki Selva comanda há 15 anos na Dona Santa, em Boa Viagem, fecha definitivamente no dia 23. Uma pena.

ANIVERSARIANTES
Alberto Feitosa, Carol Moraes, Cleide Roma, Elias Gomes, Francesco Carretta, Leucio Marques, Lúcia Nascimento, Maria da Conceição Fernandes, Marina Paiva, Mathias Adour, Roberto Aparecido Paolin, Rose Blanc, Roseane Gonçalves, Ulysses Pernambucano de Mello e Weydson Barros Leal.