A música mundial perdeu Vangelis Autor das trilhas de Blade Runner e Carruagens de fogo e pioneiro do rock progressivo ao jazz, o músico grego faleceu na última quinta, aos 79 anos

Publicação: 21/05/2022 03:00

Falecido na última quinta-feira, aos 79 anos, o compositor grego Vangelis foi um pioneiro na música eletrônica e autor de duas das maiores trilhas sonoras da história do cinema: Blade Runner e Carruagens de fogo. Em mais de 50 anos de carreira, Evangelos Odysseas Papathanassiou encontrou inspiração na exploração espacial, na natureza, na arquitetura futurista, no Novo Testamento e no movimento estudantil de maio de 1968 na França.

Gênio autodidata dos teclados, sempre gostou de experimentar, passando facilmente do rock psicodélico e do sintetizador à música étnica e ao jazz. A trilha para Carruagens de fogo ganhou um Oscar em 1982, quando competiu com a trilha de John Williams para o primeiro filme de Indiana Jones. Este tema, que liderou as listas de sucessos nos EUA, também teve grande impacto no Reino Unido e foi usado nos Jogos Olímpicos de Londres-2012.

“Sua maestria e sua inspiração tempestuosa na criação de sons, totalmente originais, criaram um público mundial”, disse a ministra da Cultura grega, Lina Mendoni. Suas trilhas sonoras também incluem Missing - O desaparecido, de Costa-Gavras, Lua de fel, de Roman Polanski, e Alexander, de Oliver Stone. Também compôs músicas para teatro, bem como o tema da Copa de 2002.

Vangelis deu seu primeiro concerto de piano aos 6 anos, sem nunca ter feito aulas. “Nunca estudei música”, disse ele à revista grega Periodiko em 1988, lamentando a crescente “exploração” imposta pelos estudos de música e os meios de comunicação. “Você pode vender um milhão de discos e se sentir fracassado. Ou pode não vender nada e se sentir muito feliz”, disse.

Em 1968, junto com outros dois exilados gregos, Demis Roussos e Lucas Sideras, formou uma banda de rock progressivo, Aphrodite’s Child, que vendeu milhões de álbuns com sucessos como Rain and tears, antes do fim em 1972.