Espaço O Poste reabre ao público Depois de dois anos inativo, o equipamento cultural retomará atividades presenciais, com projeto de ocupação durante seis meses e várias atrações

Publicação: 18/05/2022 03:00

O Espaço O Poste, sede do grupo de teatro O Poste Soluções Luminosas, abriga ações diversas no campo das artes e da educação, como estudos, ensaios, intercâmbios, laboratórios, processos criativos e reuniões de fortalecimento das relações de diversos grupos com a cidade. A partir deste sábado, depois de dois anos inativo devido à pandemia, o local voltará a ter atividades presenciais.

Com incentivo do Governo de Pernambuco, através de recursos do Funcultura, o projeto Ocupação Espaço O Poste terá programação híbrida até outubro, com apresentações in loco e online de teatro adulto, leitura dramatizada e contação de histórias para crianças. A grade terá espetáculos do repertório do grupo e também receberá artistas e companhias da Região Metropolitana do Recife. Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).

A peça de abertura, às 20h do sábado, é Cordel do amor sem fim, que será apresentada no Espaço O Poste (Rua do Riachuelo, 641, Boa Vista). Baseado em fatos reais, com texto da dramaturga baiana Cláudia Barral e direção de Samuel Santos, o espetáculo é vencedor de nove prêmios nacionais e já participou de grandes festivais internacionais. A história se passa na cidade de Carinhanha, sertão baiano, às margens do Rio São Francisco, onde vivem três irmãs - a misteriosa Madalena, a dissimulada Carminha e a jovem Tereza, por quem José é apaixonado. “Drummondianamente”, Carminha ama José, que ama Tereza, que ama Antônio, um viajante forasteiro por quem ela se apaixonara no porto da cidade, exatamente no dia em que um almoço marcaria seu pedido de casamento feito por José. Toda a trama então se desenrola em função do tempo de espera de Tereza pela volta de Antônio, que vai interferindo na vida dos personagens de forma decisiva.

Com capacidade para 60 pessoas, o Espaço O Poste tem caráter alternativo, sem palco fixo - um dos pontos característicos do ambiente, pois coloca o artista e o espectador no mesmo plano. O grupo é formado por Samuel Santos, Naná Sodré e Agrinez Melo.