João Alberto (18/05)

@joaoalbertodp
@blogjoaoalberto
Telefone: 2122.7520
e-mail: jadiario@terra.com.br

Publicação: 18/05/2022 03:00

Um dia de tripla comemoração

Ceça e José Ubiracy Silva, que formam um dos casais mais queridos do Recife, comemoram hoje 54 anos de casamento, o aniversário do filho André Felipe Carneiro Monteiro da Silva e os 15 anos da neta Isabel Uchoa Carneiro Monteiro Silva.

Reabertura da casa de Gilberto
A Casa-museu Magdalena e Gilberto Freyre, fechada há dois anos devido à pandemia, reabre hoje para visitação. O presidente da Fundação Gilberto Freyre, Fernando Freyre Filho, revela que o valioso acervo do espaço foi restaurado, graças a um projeto de conservação feito com o BNDES. Que incluiu o Sítio Ecológico, o Memorial Gilberto Freyre, o Laboratório de Restauro e o Espaço Cultural.

Arquiteto e chef de cozinha

Além de famoso arquiteto, André Carício é um exímio chef de cozinha. Para mostrar seu talento, reúne um pequeno grupo de amigos, hoje, na Portobello Shop de Boa Viagem, para servir uma massa especial, receita que ganhou do seu avô, que era italiano.

Reeleição
Como candidato único, Bernardo Peixoto foi reeleito presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac PE para o quadriênio 2022/2026.

Impunidade
O Tribunal de Justiça Desportiva de Pernambuco suspendeu Jean Carlos por 10 jogos no Campeonato Pernambucano de 2023. Uma punição sem qualquer efeito: ele poderá jogar por competições de outros estados. Mais uma
vergonha para o futebol pernambucano...

Volta
Depois de dois anos, o Trem do Forró volta a circular no dia 11 de junho, entre o Recife e o Cabo de Santo Agostinho.

Mães
As vendas nos shoppings somaram R$ 5,3 bilhões na semana do Dia das Mães. Um crescimento de 28,6% em relação ao do ano passado, de acordo com a Associação Brasileira de Shoppings Centers.

Lei Seca
O STF marcou para hoje o julgamento da constitucionalidade da Lei Seca. Ação da Abrasel - Associação Brasileira de Restaurantes e Empresas de Entretenimento questiona a tolerância zero ao álcool sob o argumento de que quem consumiu apenas uma dose é punido com o mesmo rigor de alguém que dirigiu embriagado.

 Visita
Em busca de parcerias, Rafael Dubeux, secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação da Prefeitura do Recife, fez visita ao Polo Tecnológico e Criativo da UFPE. Conheceu duas startups incubadas e dois laboratórios.

Lançamento
O jornalista e cineasta Paulo Cunha está com livro novo. Árida Luz Nordestina: o Cinema de Rucker Vieira vai ser lançado dia 25 na Unicap.

Ucraniana
A escritora Clarice Lispector, que era ucraniana e morou muitos anos no Recife, será homenageada no Hay Festival, tradicional festa literária do Pais de Gales, que começa hoje. Evento será em homenagem à Ucrânia.

Apoio
Bruno Araújo, presidente nacional do PSDB, esteve reunido com Raquel Lyra e garantiu todo o apoio do partido à sua candidatura a governadora de Pernambuco.

Na mira
Melhor jogador do Sport Luciano Juba entrou na mira da alguns clubes da Série A.

Na Tribuna
A entrevistada do João Alberto Informal de hoje, às 18h50, na TV Tribuna, será a chef Cláudia Luna. Especialista em pratos pernambucanos, comanda a cozinha das duas unidades do restaurante Seu Luna, no Ipsep, e no recém-inaugurado do Espinheiro. Fala da sua carreira e da participação em eventos gastronômicos em vários estados do país e no exterior.

Ética
Assim que assumiu o apoio a Marília Arraes, André de Paula pediu que as filhas Cacau e Patrícia e o aliado Ruy Rocha entregassem os cargos que ocupavam nas prefeituras do Recife e de Jaboatão dos Guararapes e no governo do estado.

Aeroportos
A Dix Empreendimentos, presidida por Manuel Ferreira, assume hoje os aeroportos de Serra Talhada e Caruaru, O grupo já administra o Aeroporto de Fernando de Noronha, 11 terminais aeroportuários em São Paulo e dois no Ceará.

Educação
O Instituto de Estudos e Pesquisas para o Fortalecimento da Democracia promove hoje o debate on-line Um Salto para o Fortalecimento da Democracia, com Cristovam Buarque e Mozart Neves Ramos.

Lançamento
O empresário Clóvis Tramontina, presidente da Tramontina, lança sua biografia hoje, às 18h, na Livraria Leitura do RioMar. Destaca os 30 anos de sucesso da sua empresa, líder no país e presente em vários países.

Ave Sangria
“Prepare-se que seu coração vai sangrar”, avisa o jornalista Marco Polo Guimarães, compositor e vocalista, no convite para o show da Ave Sangria no Teatro do Parque, domingo.

Sucesso
Alice Carapeba, conhecida boleira e doceira, está fazendo o maior sucesso no mundo infantil, com docinhos com temas que as crianças adoram.

CONFIDENCIAL
Pâmela Alves foi nomeada secretária interina de Turismo e Lazer da Prefeitura do Recife, substituindo Cacau de Paula. Circula no mundo político a informação que o novo titular será o vereador Marco Aurélio Filho.

MOVIMENTO

Bom dia: “Só existe um lugar que oferece queijo de graça: a ratoeira.” (João Mellão Neto)

O governador Paulo Câmara participou ontem da inauguração da Fábrica de Porcelana da Tramontina, em Moreno.

As estilistas Camila Pedrosa e Helô Rocha presentearam Rosângela da Silva, a Janja, com o vestido que ela vai usar hoje no seu casamento com Lula.

O Paradigma Conecta realiza sua terceira edição hoje, no Hier.

João Lídio e Valdeir Batista participam do 17º Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia Cervejeira e da feira Brasil Brau, dia 30, em São Paulo

A Orquestra Petrobras Sinfônica faz dois concertos, dia 28, na Concha Acústica da UFPE, com transmissão pelo YouTube.

O filme Amigos de Risco tem pré-estreia amanhã, no São Luiz, seguida de debate com o diretor Daniel Bandeira.

O Paço do Frevo com intensa programação para assinalar a Semana Nacional dos Museus.

A Igreja Universal atua em 142 países dos cinco continentes.

ANIVERSARIANTES

Alexandre Neves Salazar, Altina Castelo Branco, André Felipe Carneiro Monteiro, Ary Santa Cruz Júnior, Bruno Batista, Daniel Peixoto, Etiene Ramos, Eugênio Pacelle de Godoy, Fernanda Menezes, Frederico Loyo Filho, Leo Pinheiro, Luciana Sobral Mendonça, Luiz Alberto Dobbin, Margarida Azevedo e Renato Thiebaut.