João Alberto (28/06)

@joaoalbertodp
@blogjoaoalberto
Telefone: 2122.7520
e-mail: jadiario@terra.com.br

Publicação: 28/06/2022 03:00

Construção de flats em Serrambi

A 2ª Câmara Civil do TJPE deu provimento, por unanimidade, à apelação da Associação Loteamento Praia Ponta de Serrambi, declarando a ilegalidade de um empreendimento com 99 flats, desrespeitando as restrições a construções no memorial descrito do condomínio, garantindo a privacidade dos seus proprietários.

Música nordestina em segundo plano
Nos principais polos juninos do estado, a autêntica música nordestina ficou em segundo plano. Foram poucos os artistas de forró contratados para os shows principais. Ficaram em palcos periféricos. Prefeituras optaram por pagar cachês milionários a sertanejos, cantores românticos e até estrelas da música eletrônica.

José Paulo hoje na TV Tribuna
O mestre José Paulo Cavalcanti Filho é o entrevistado do João Alberto Informal de hoje, às 18h50, na TV Tribuna. Fala da carreira como escritor, da relação com Fernando Pessoa e da campanha para ser eleito para a Academia Brasileira de Letras e da sua posse, uma verdadeira consagração pernambucana.

Tropicologia
José Nivaldo Júnior fala sobre Sudene: Passado e Futuro, hoje, no Seminário de Tropicologia da Fundação Joaquim Nabuco, em evento coordenado por Fátima Quintas.

Educação
O secretário de Educação da Prefeitura do Recife, Fred Amâncio, comemora o destaque da cidade no Seminário do Programa Criança Alfabetizada. Das 50 escolas premiadas no programa, oito são da capital pernambucana.

Cakes
A charmosa Annie Cake Shop, de Annie Cavalcanti, em Casa Forte, abre hoje, às 19h filial em Boa Viagem, comandada por Eduarda Guerra, na Rua Professor Júlio Ferreira de Melo.

Piso
O deputado Erick Lessa participa hoje de reunião com a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, para discutir o piso salarial dos integrantes dos Conselhos Tutelares.

Aula magna
O reitor Alfredo Gomes ministrou ontem a aula magna de abertura do novo semestre na UFPE, com o tema Políticas públicas para a educação superior no Brasil: um balanço das duas últimas décadas.

Parabéns
José Paulo Cavalcanti Filho ligou para seu colega na Academia Brasileira de Letras Gilberto Gil parabenizando-o pelos seus 80 anos. O cantor estava na cidade de Timmendorfer Strand, onde faria show.

Jornalismo
O resultado do 18º Prêmio Urbana de Jornalismo será conhecido hoje, em transmissão pelo YouTube. Nosso companheiro Peu Ricardo é um dos finalistas na categoria fotografia.

Literatura
A Cepe terá um estande na Bienal Internacional do Livro, em São Paulo, de 2 a 10 de julho. A expectativa dos organizadores é de 500 mil visitantes.

Viagens
O aumento da demanda por passagens com o fim das restrições da pandemia e a escassez de funcionários em companhias aéreas e aeroportos têm  provocado milhares de cancelamentos de voos na Europa. A situação se agravou com o início das férias de verão.

Campanha
O presidente Jair Bolsonaro intensifica as viagens esta semana: Maceió hoje, Campo Grande na quinta, Feira de Santana na sexta e Salvador no sábado. O ex-presidente Lula também estará em Salvador na mesma data.

Filme
O diretor Guel Arraes vai lançar filme baseado em Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa. Será adaptado aos dias atuais e depois vira minissérie na Globo.

Saúde
Os planos de saúde que rescindirem unilateralmente contratos coletivos estão obrigados a dar continuidade ao tratamento, até a alta médica, de pacientes internados ou que tenham doenças graves. A decisão é do STJ.

Almoço
William Bonner postou nas redes sociais o que sentiu ao trocar o refeitório da Globo por um restaurante: “A sensação indescritível de sair da firma para almoçar fora pela primeira vez em quase três anos”.

Custo alto
As passagens aéreas no Brasil subiram 123% nos últimos 12 meses, de acordo com o IBGE.

MOVIMENTO

Bom dia: “Cafona é ser chato” (Danuza Leão)

Com a viagem de Fernando Ribeiro Lins, Ingrid Zanella assumiu a presidência da OAB de Pernambuco.

O governador Paulo Câmara inaugurou ontem, em Olinda, a 13ª Delegacia da Mulher.

Jacques Ribemboim ministra hoje, na Sinagoga Kal Zur Israel, a aula de encerramento do curso Histórias dos Judeus em Pernambuco.

O São João de Petrolina, que foi um enorme sucesso, teve a produção da BG Promoções, de Bruno Rego e Manuca.

Faz sucesso o bolo de rolo de pamonha, criado pelo chef Mauro de Castro, da Fino Nordeste, para homenagear o São João.

O escritor Patrick Barbosa segue hoje para São Paulo, onde participará de 26ª Bienal do Livro.

Dois ex-técnicos do Sport foram demitidos no final de semana: Guto Ferreira, do Bahia, e Eduardo Batista, do Juventude.

Leilane Neubarth volta a apresentar a Edição das 18h da GloboNews, tirando as férias de César Tralli. Ela comandou o jornalístico durante muitos anos.

ANIVERSARIANTES

Alex Martins, Aline Moura, Andréa Melo, Arijaldo Carvalho, Brites Caminha, Carlos Fernando Pontual, Daniella Maranhão, Fátima Bahia, Fábio Castelo Branco, Flávia Campos Kitner, Jair Jaroslavsky, João José Targino,  Leila Renda, Maritza Lacerda, Murillo Lacerda e Tânia Maria Guedes Álvaro.