Diario: 193 anos de história Autoridades, representantes de entidades sociais e leitores do Diario de Pernambuco expressaram reconhecimento à trajetória do jornal mais antigo da América Latina, que completou ontem 193 anos de existência. Abaixo, algumas das homenagens:

Publicação: 08/11/2018 03:00

"O Diario de Pernambuco é referência para o nosso Estado, por toda sua história ao longo desses quase dois séculos de existência e também por sua atuação ativa em prol das grandes causas de Pernambuco, do Nordeste e do Brasil.”
Paulo Câmara (Governador de Pernambuco)
 
"Pernambuco é um estado de muitas marcas e conquistas, e o nosso povo é orgulhoso de todas elas. Certamente, com quase dois séculos de história e uma longa relação de confiança e credibilidade, o Diario de Pernambuco é uma dessas marcas. Parabéns a todos que fazem o Diario pelos 193 anos, motivo de orgulho para todos os pernambucanos.”
Geraldo Julio (Prefeito do Recife)
 
"Todos os pernambucanos e pernambucanas sempre tiveram no Diario de Pernambuco uma referência imprescindível para estarem informados sobre o que acontece no nosso estado, no país e no mundo. O jornal constituiu a sua história na busca da verdade e no compromisso com os valores maiores da sociedade. Por isso, esse patrimônio que pertence a todos os pernambucanos consegue se manter absolutamente atual nesse novo mundo da comunicação e gozar do respeito e da admiração de todos nós.”
Raul Jungmann (Ministro de Estado da Segurança Pública)
 
"Nestes tempos sombrios, o papel da imprensa é fundamental para o avanço e garantia dos direitos já conquistados. Lidar com os problemas cotidianos da população com responsabilidade e linguagem simples coloca o Diário de Pernambuco como um jornal que procura cumprir sua missão de informar com qualidade.”
Edna Jatobá (Coordenadora do Gajop)
 
"O Diario de Pernambuco é um símbolo de resistência . O jornal mais antigo em circulação na América Latina, que contribuiu com a história do Brasil,  e  que vem se atualizando e se adequando à modernidade sem perder seu caráter imparcial. Sem dúvida, um importante meio de comunicação e patrimônio de Pernambuco.”
Jarbas Vasconcelos (Senador eleito)
 
"Parabenizo o Diario de Pernambuco por mais um ano na sua longa vida como jornal mais antigo em circulação na América Latina e desejo uma vida mais longa. Afinal, cada dia mais precisamos de informação de qualidade, um produto que obtemos ao nos informarmos através de todas as plataformas utilizadas com responsabilidade pelo Diario.”
Pierre Lucena (Presidente do Porto Digital)
 
"O Diario de Pernambuco é um ícone do empresariado brasileiro. Chegar aos 193 anos não é para qualquer um, principalmente no segmento que vem passando por mudanças graças à internet. Desejo vida longa a esse gigante e parabenizo todos os profissionais que ajudam e ajudaram a construir essa história.”
Janguiê Diniz (Fundador do Grupo Ser Educacional)
 
"Sou assinante do Diario de Pernambuco antes mesmo de o meu filho ter se tornado jornalista. É uma satisfação acompanhar as notícias, as reportagens especiais e as opiniões, tanto nas páginas do jornal quanto nas telas do computador e do celular. Parabéns pela atualidade, pelo compromisso e pela excelência!”
Ivo Teruo Shimada (Contador e assinante do Diario)
 
"O Diario de Pernambuco é motivo de orgulho de Pernambuco e do país, por destacar nos seus 193 anos fatos importantes e com qualidade editorial. Faz parte da história do nosso Estado prestando um grande serviço à sociedade.”
Oswaldo Ramos (Superintendente do Sebrae/PE)
 
"Como empresa privada mais longeva no Brasil, o Diario de Pernambuco mostra a sua pujança e a sua força junto a todos os pernambucanos. Graças a gestões competentes e a um compromisso inalienável com valores caros a todos, como a verdade e a liberdade, o Diario mostra que seu modelo de negócio é exemplo a ser seguido por empresas de comunicação que querem ter o respeito e admiração da sociedade. Merece o desejo de muito mais sucesso.”
José Gualberto Almeida (Empresário e presidente da Valexport)

"Em meu nome e dos que fazem o Sistema Fiepe, envio nossas congratulações – extensivas aos dirigentes, corpo redacional e demais colaboradores – por mais um aniversário desse Diario, marco na imprensa brasileira. Nos seus quase dois séculos de história esse jornal tem sido efetivo construtor do nosso desenvolvimento, informando, educando, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e cultural de nossa Região. Vida longa.”
Ricardo Essinger (Presidente do Sistema Fiepe)
 
"Em nome de todos os que fazem a Universidade Católica de Pernambuco, parabenizo toda a equipe do Diario de Pernambuco pelos seus 193 anos. É um orgulho para todos os pernambucanos ter um veículo de comunicação comprometido com o jornalismo sério e a busca da verdade. Ficamos felizes em ter contribuído para a formação de inúmeros profissionais que atuam ou atuaram no Diario ao longo dos últimos 50 anos. O DP honra Pernambuco.”  
Padre Pedro Rubens (Reitor da Unicap)
 
"Essa é uma data muito importante para os pernambucanos. A Casa Joaquim Nabuco tem o prazer de testemunhar o trabalho eficaz desse meio de comunicação de quase dois séculos, que tem contribuído para a democracia em nosso país e para o fortalecimento da imprensa local e nacional. É uma satisfação participarmos dessa comemoração e, se Deus quiser, estaremos celebrando os 200 anos do jornal que tanto fez e fará pelos pernambucanos.”
Eriberto Medeiros (Presidente da Assembleia Legislativa)
 
"A trajetória do Diario se entrelaça com a de Pernambuco de tal maneira que alguns dos episódios mais marcantes da história do nosso Estado tiveram como palco principal a antiga sede do jornal na Praça da Independência, a famosa Pracinha do Diario, Centro do Recife. O jornal é patrimônio vivo de todos os pernambucanos e uma referência na formação de várias gerações de jornalistas. É uma alegria celebrar seus 193 anos de circulação ininterruptos.”
Armando Monteiro (Senador)

"O Diario de Pernambuco tem sua importância incontestável pelo grande valor documental, ao traçar uma radiografia fiel de quase dois séculos da história pernambucana, brasileira e internacional. Mais do que um periódico informativo, fomentou várias gerações através de conteúdos que suscitam a reflexão, o senso crítico e a cidadania. Quando o Diario aniversaria, aniversaria a tradição irredenta de Pernambuco!”
Tadeu Alencar (Deputado PSB/PE)     

"O jornal mais antigo em circulação da América Latina, com quase 200 anos de existência, está em Pernambuco. E isto não é um fato qualquer. É História e é orgulho do nosso Estado. Como todos os pernambucanos, eu comemoro esta data com muita alegria. E com muito carinho, respeito e reconhecimento a essa testemunha ímpar da História. O Diario de Pernambuco, além de ter um passado como poucos, mantém-se no presente na vanguarda do jornalismo e projeta-se para o futuro, com coragem e com muito profissionalismo. A todos os que fazem o DP, esse jovem de 193 anos, o meu abraço fraterno e orgulhosamente pernambucano.”
Humberto Costa (Senador reeleito)
 
"Parabenizo o Diario de Pernambuco pela passagem dos seus 193 anos de dedicação ao povo pernambucano, transmitindo a informação com maestria, trazendo notícias e reportagens com qualidade e credibilidade, mantendo-se sempre crítico, participativo, engajado, independente, vibrante e corajoso em sua forma de fazer jornalismo verdadeiramente voltado para os pernambucanos. A imparcialidade e interatividade os tornam ainda mais necessários na vida das pessoas, oportunizando conhecimento e compartilhando experiências.”
Fernando Cerqueira Norberto dos Santos (Corregedor Geral da Justiça do Estado de Pernambuco - TJPE)
 
"Uma pergunta, muitas vezes, é capaz de definir o valor de uma obra. O mesmo uma resposta é capaz. Quantas empresas privadas, no mundo, aproximam-se dos 200 anos, estão ativas e contemporâneas? Certamente, muito poucas. O Diario de Pernambuco é uma obra de valor imensurável. É a história testemunhada pela palavra e a lente de muitos e grandes jornalistas e colaboradores. O DP é um orgulho para os pernambucanos e para o Brasil. O velho DP, como carinhosamente o pernambucano o chama, é um testemunho da história em dois séculos. Uma fonte viva da memória, matéria acumulada de saber para a produção de conhecimento acadêmico e colegial. Longa viva velho DP. “  
Sílvio Costa (Deputado federal)
 
"A cidade do Recife tem o privilégio de abrigar o mais antigo jornal da América Latina, em circulação, que celebra 193 anos de fundação, informando e ajudando a formar opinião. Parabenizo, portanto, o Diario de Pernambuco, quase bicentenário,  pelo bem que tem proporcionado à educação e cultura do nosso povo, motivo de orgulho para todos nós. A Igreja, nos últimos tempos, tem estimulado bastante os meios de comunicação social, sobretudo na semana entre Ascensão e Pentecostes, quando o Santo Padre costuma apresentar uma mensagem especial para os profissionais da comunicação. Somos gratos ao Diario de Pernambuco por divulgar o que acontece na Arquidiocese.”
Dom Fernando Saburido (Arcebispo de Olinda e Recife)
 
"A história de Pernambuco e do próprio Tribunal de Justiça de nosso Estado jamais seria a mesma sem o registro responsável e coerente trazido pelos profissionais do Diario de Pernambuco ao longo desses 193 anos. O DP é uma organização comprometida e atuante dentro dos princípios universais de democracia, justiça e direito à informação. Somos instituições prestes a completar dois séculos de atuação junto à sociedade, comprometidas com a manutenção do Estado Democrático de Direito. Em nome do TJPE, parabenizo todos os integrantes do Diario pela marcante atuação diante dos desafios de informar bem a população.”
Adalberto de Oliveira Melo (Presidente do TJPE)
 
"A história é êmula do tempo, repositório dos fatos, testemunha do passado, exemplo do presente, advertência do futuro’. Na célebre citação do poeta, escritor e dramaturgo espanhol Miguel de Cervantes, parabenizo o Diario de Pernambuco pelos seus 193 anos. Maior que o orgulho de saber que Pernambuco tem a mais antiga empresa em atividade do país, é a admiração que sinto por este jornal. Ao longo de quase dois séculos, o Diario de Pernambuco se transformou numa tribuna livre do povo deste estado. Sua brava história, altiva e libertária, se confunde com a própria história pernambucana. Este periódico é um ícone na defesa da democracia, do livre pensamento.  Que nosso Diario siga firme e forte nos próximos anos, sempre com seu propósito de narrar os fatos, contar histórias, criticar e analisar, como deve fazer o bom jornalismo. Para o bem da democracia, nenhum país pode prescindir de uma imprensa livre, sobretudo em tempos de desenfreada desinformação. O Diario é antídoto para que este mal global seja, se não derrotado, pelo menos combatido. Parabéns, vida longa e um grande abraço a todos que fazem o Diario.”
Luiz Carlos Figueirêdo (Presidente do TRE-PE)
 
Redes sociais

Parabéns aos jornalistas que fizeram esta história. O jornal é um nome, um Cnpj. VOCÊS são a alma.
@b.ribba

Parabéns Diario de Pernambuco. Um orgulho pernambucano.
Ezequiel Júnior

Parabéns, Diario de Pernambuco! E muitos muitos anos de vida!
Rosineide de Freitas

Parabéns. É através da livre e séria imprensa que temos informações para podermos correr atrás dos nossos direitos e reivindicar por mudanças.
@rebeccabarbosa_

Parabéns a todos que fizeram e fazem parte desta instituição que tanto nos informa com seriedade em tempo real. obg por tudo.
@sandrajttmaciel