ORGULHO DE PERNAMBUCO 2018 » Um homem em busca de desafios e reinvenções Pela visão inovadora e atuação como gestor, o economista Francisco Saboya conquistou o Orgulho de Pernambuco em Tecnologia

Publicação: 08/12/2018 03:00

Tecnologia: Francisco Saboya

Francisco Saboya, 56 anos, o nome por trás do Porto Digital, deixou esse ano o comando do maior parque tecnológico da América Latina, para buscar novos desafios profissionais, desta vez à frente do Sebrae, onde assumirá a superintendência em 1º de janeiro de 2019 e ficará até dezembro de 2022, em um mandato de quatro anos.

Ele é economista (1982), mestre em engenharia de produção pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e professor das disciplinas de Macroeconomia e Gestão de Sistemas e Tecnologia da Informação na Universidade de Pernambuco (UPE), além de especialista em tecnologia e economia criativa. Com sua visão inovadora dos negócios e do ecossistema de tecnologia e inovação do Recife, o gestor foi o eleito do Grande Prêmio Orgulho de Pernambuco na categoria Tecnologia, em votação popular com mais de 15 mil participações.

Na carreira, Saboya acumula destaques como o convite para fazer parte do júri do Cannes Lions Festival of Creativity, em 2013. Neste mesmo ano, foi considerado uma das 100 personalidades mais influentes do país pela revista Época Negócios. No Porto Digital, o legado de Saboya foi estruturado nos pilares de economia criativa, empreendedorismo e interiorização do parque. Como caminhos norteadores, o nome e o rosto por trás da instituição de tecnologia deixa quatro projetos que devem ser iniciados em 2019 e deverão ajudar na reocupação do centro do Recife, desenvolvendo o braço de revitalização urbana que deverá marcar a próxima gestão. Desde o início de 2018, ele escreve uma coluna semanal no Diario, onde analisa a economia e o mercado de inovação de Pernambuco.

“Fazia algum tempo que eu vinha conversando com a gestão sobre a necessidade de uma renovação porque trabalhamos com inovação. É uma história que precisava desse novo esforço e energia. Tive muito aprendizado e a minha trajetória no Porto é algo que vai ficar. Sempre estarei por perto, considero a missão cumprida, mas sempre ficarei à disposição para contribuir e defender esse projeto incrível”, afirma. Segundo ele o trabalho do próximo gestor será fazer o que já existe transbordar.

“É preciso ampliar e diversificar o nosso cenário constantemente, além do foco da expansão imobiliária e reocupação do centro, o próximo superintendente do Porto deverá captar mais parcerias com indústrias e transformar cada vez mais o Porto Digital no laboratório de experiências urbanas que o Brasil precisa. Já começamos, mas é ainda um longo caminho para consolidar essas vocações”, completa.

No comando do Sebrae, Saboya deverá agregar novos formatos aos eixos de atuação do órgão que são empreendedorismo, planejamento, finanças, mercado, inovação, cooperação, formação, organização e leis. Vale ressaltar que o Sebrae atua nos segmentos de agricultura, alimentos e bebidas, artesanato, beleza, construção, economia criativa, móveis e decoração, mercado digital, mercearia e suprimentos, metal mecânica, moda, pecuária, pesca e mineração, saúde e bem estar, turismo e veículos, sempre com foco nos pequenos negócios.