PRIMEIRA INFàNCIA » Escola e família devem andar juntas Especialistas defendem que escolas abram as portas para os pais e estes contribuam para o desenvolvimento das crianças

Publicação: 01/06/2019 03:00

Investir na educação desde a primeira infância gera retornos positivos não só no desenvolvimento das crianças, mas financeiros e sociais. Nos anos 1960, 123 alunos de uma escola norte-americana foram divididos aleatoriamente em dois grupos. O primeiro, com 58 crianças, recebeu uma educação pré-escolar de alta qualidade. O segundo, com 65, não. Os resultados do Perry Preschool Project são até hoje usados como referência para reforçar a necessidade de investir em uma boa educação desde os primeiros anos de vida. O estudo mostrou que alunos de escolas de alta qualidade têm mais chances de estarem empregados e menos chance de cometer crimes.

Entre o primeiro e o sexto anos de vida, a criança forma uma base de conhecimentos que vai usar no futuro. Neurocientistas apontam que em nenhuma outra fase da vida as respostas serão tão rápidas quanto as que ocorrem na primeira infância.

Entre o nascimento do primeiro e o da terceira filha, a comerciária Elian de Lima, 36, buscou informações sobre a importância da escola nos primeiros anos de vida. Tornou-se parceira da gestão escolar e é considerada uma mãe participativa. “Acompanho a vida escolar deles e confio na instituição de ensino. Vejo a escola como parceira no processo de educação deles, mas não a única responsável. Em casa, a atenção, o cuidado, as historinhas, as brincadeiras continuam”, conta a mãe de Emanuel, 6; Iris, 2, e Marisa Letícia, 11 meses.

Os filhos entraram na Creche Oito de Maio, no Ibura, gerida pela Prefeitura do Recife,  antes de completar um ano. “Minha visão sobre a educação infantil mudou nos últimos anos. Quando eu era adolescente, a impressão sobre creche era de um lugar onde a criança ficava sem estímulos, sem aprender”, diz. “Quando ingressei na pedagogia, a educação infantil não era tão valorizada. Era limitada à educação privada. A noção sobre essa importância tem se fortalecido”, afirma a gestora da creche , Sandra Pereira.

Para a pedagoga e mestra em psicologia educacional pela Universidade de Nova York (NYU), Ana Luiza Colagrossi, o envolvimento da família é essencial no processo de educação na primeira infância. “Família e escola devem caminhar juntas, uma potencializando a ação da outra”, ressalta.