DIARIO + EDUCAÇÃO » Leituras a partir dos gibis Projeto de incentivo à leitura permitiu que alunos se vissem nas páginas das revistas em quadrinhos ao lado de personagens da Turma da Mônica

Publicação: 18/10/2019 03:00

Ao lado da Mônica, Magali, Cebolinha e Cascão, estudantes do Colégio Municipal Humberto Barradas, em Engenho Velho, Jaboatão dos Guararapes, protagonizam a história que mais gostam de ler. Um projeto de incentivo à leitura da escola permitiu que os alunos do quarto ano do ensino fundamental se vissem nas páginas de uma história ao lado dos personagens criados por Maurício de Sousa.

A ideia foi da professora Valdenia Santiago. “Sou assinante dos gibis da Turma da Mônica há dois anos. Quando assumi a turma do quarto ano, percebi que eles não tinham muito interesse pela leitura. Em um cantinho criado na sala de aula, disponibilizei os gibis. Foi quando a relação deles com o universo das letras mudou”, conta.

Um monitoramento interno da rede mostra que o interesse dos alunos da turma mudou depois que eles foram estimulados a ler os gibis. No primeiro bimestre, a média de livros lidos pelos alunos era 13 por mês. No segundo bimestre, o número caiu para 10. Após o projeto, no terceiro bimestre, a média passou para 25 livros lidos por mês.

Temas de outras disciplinas, além da língua portuguesa, também foram trabalhados a partir das histórias da Turma da Mônica. Com Magali, os alunos aprenderam sobre alimentação saudável. Com o personagem André, discutiram o autismo. As diferenças entre zona urbana e zona rural foram assunto na aula de geografia usando as histórias de Chico Bento.

Para finalizar o projeto, a professora conseguiu, depois de uma campanha para financiar a impressão dos livros, exemplares de uma história da Turma da Mônica com cada estudante como protagonista. Os alunos vão receber as obras na noite de hoje, em uma festa com autógrafos e apresentação musical. “Estou no livro junto com a Mônica e o Cebolinha. Amei me ver na capa e gosto muito de ler esta e outras histórias”, afirma o estudante Iago Matias, 9 anos.

Dicas para incentivar a leitura:

Antes da alfabetização

  • É fundamental possibilitar à criança entrar em contato com os livros desde cedo. A criança pequena precisa brincar, manusear o livro;
  • Perceber o interesse dos adultos em relação à leitura favorece o interesse
Durante a alfabetização
  • Incentivar a leitura em conjunto: a criança lê uma parte e os pais, outra, até que ela tenha fluência para ler um livro inteiro sozinha;
  • Incentivar a criança a ler nos jornais temas do seu interesse.
Depois da alfabetização
  • É interessante estimular a criança a inventar histórias e criar os próprios livros;
Fonte: Observatório da Confederação Nacional da Indústria (CNI)