DIARIO + EDUCAÇÃO » Tecnologia aproximando pais e escolas Colégio GGE desenvolveu o Sistema de Gestão Pedagógica V4, uma plataforma educacional que engloba soluções para pais, alunos e professores

Estúdio DP

Publicação: 18/10/2019 03:00

Em um mundo conectado, não há mais espaços para modelos de comunicação que não sigam essa linha. Por isso, esqueçam as agendas escolares. A relação precisa ser virtual, detalhada e com elementos que tragam mais possibilidades de aproximação entre a família e o cotidiano da instituição de ensino. São estratégias deste tipo que estão contribuindo para que as longas jornadas de trabalho não impeçam os pais de acompanhar adequadamente a rotina de crianças e adolescentes. Foi pensando nisso que o Colégio GGE desenvolveu o Sistema de Gestão Pedagógica V4: uma plataforma educacional que pode ser acessada por pais, professores e alunos, oferecendo funcionalidades específicas para atender a necessidade de cada um desses públicos.

A solução se baseia em três vetores sinérgicos (integração, acompanhamento e comunicação) e abrange as rotinas, os conteúdos programáticos e os projetos pedagógicos da escola, proporcionando o acesso de diversos indicadores e informações relevantes, através de uma plataforma online, que se adequa a cada nível de ensino. Na Educação Infantil, por exemplo, o aplicativo é mais lúdico e os pais podem acompanhar uma agenda das atividades dos pequenos, inclusive com fotos e vídeos do dia a dia sala de aula e durante as atividades esportivas do integral. E essa é apenas uma das ferramentas.

Através do V4, os pais podem checar o progresso dos conteúdos abordados em sala de aula, bem como planos de estudo personalizados, que abordam de forma detalhada as dificuldades de seus filhos nas diferentes disciplinas. Já os professores conseguem ter acesso às características das turmas de maneira individual e coletiva, o que possibilita identificar grupos com dificuldades pedagógicas e traçar estratégias que atendam às necessidades específicas desses alunos.

Idealizador do V4 e sócio-diretor do GGE, Herbetes de Hollanda acredita que, com o aplicativo, as análises comportamentais dos estudantes ficaram mais fidedignas. “Os pais podem vir para uma reunião com a nossa equipe e terem informações muito mais detalhadas sobre o filho. Enquanto isso, com os dados adquiridos em avaliações, é possível saber se uma determinada turma está tendo mais dificuldade com um conteúdo específico. Deste modo, podemos traçar estratégias para impulsionar a aprendizagem, como oferecer aulas extras, por exemplo”, argumenta.

De acordo com Herbetes de Hollanda, um aspecto importante da plataforma é o poder de análise individual. “Imagine uma turma com 40 alunos. Destes, 10 estão com nota baixa em física, hipoteticamente. Com o V4, nós podemos identificar qual o problema de cada um desses 10 alunos, porque nem sempre o baixo rendimento é causado pelo mesmo fator em todos os estudantes. Na plataforma, a gente consegue analisar que um aluno pode estar com dificuldade por chegar atrasado, que outro está conversando em sala ou que um terceiro jovem está precisando de aulas de reforço. Com essa análise, podemos aplicar a melhor solução para cada um deles”, explica.

Os alunos também saem ganhando com o acesso ao sistema. O V4 disponibiliza conteúdos extras, vídeoaulas e games para que eles continuem estudando fora do horário escolar, onde e quando quiserem. Assim, o celular fica ligado mesmo com o livro aberto, mas, desta vez, sem atrapalhar os estudos. “Nós acreditamos em uma educação híbrida, na qual os alunos podem estudar onde e quando quiserem. Com o V4, eles podem aprender durante uma viagem e não precisam levar todos os livros, porque o material didático está todo digitalizado na plataforma”, afirma Herbetes de Hollanda.

Com 23 anos de funcionamento, o Colégio GGE conta com quase cinco mil alunos e tem cinco unidades: no Recife, uma em Boa Viagem, na Zona Sul, uma no Paissandu e uma na Benfica, ambas na Zona Oeste; outra em Aldeia, em Camaragibe; e a quinta em Caruaru, no Agreste.

Outros recursos oferecidos

Dream Game

Um jogo virtual que realiza testes que aferem a aprendizagem dos alunos, oferecendo para cada resposta correta uma moeda virtual chamada Braincoin. Além das Braincoins, os alunos sobem no ranking do jogo também de acordo com o comportamento no ambiente escolar, recebendo Heartcoins a cada bom exemplo de conduta. Essas moedas podem ser trocadas, através da loja virtual do Dream Game, por diversos brindes reais – como bicicleta, eletrônicos, lanches, uniformes, ingressos de cinema, materiais esportivos, livros – e até por pontuação extra em algumas disciplinas.

Flipped Classroom
Enquanto na sala de aula o professor transfere a informação para os alunos, na sala de aula invertida o professor se torna o mediador e a tecnologia é o suporte para que os estudantes acessem conteúdos e informações antes da aula. A ferramenta disponibiliza vídeos, indicações de leitura, filmes, além de conteúdo extras sobre os assuntos abordados em sala.

Boletim e gráficos de desempenho
Acompanhamento das notas em todas as matérias durante todo o ano letivo, inclusive das notas obtidas em segunda chamada e os cálculos automáticos de notas mínimas necessárias em eventuais recuperações.