ESPECIAL FÉRIAS » Museu pode ser reduto da criançada Centros culturais desenvolvem programações para os pequenos, incluindo oficinas e brincadeiras

Publicação: 18/01/2020 03:00

As férias escolares ainda não chegaram ao fim e ainda dá tempo da criançada participar das atividades em todo o Grande Recife, inclusive nos museus da cidade. Alguns deles prepararam atrações especiais. O Museu do Homem do Nordeste, em Casa Forte, terá programação em parceria com o Museu de Arte Sacra de Pernambuco no dia 26. O Museu do Estado de Pernambuco, nas Graças, também realiza oficinas relacionadas à pintura, desenho e música nos dias 21, 22 e 23. O Museu da Cidade do Recife, em São José, terá a última etapa de oficina carnavalesca neste domingo, pela manhã ou tarde. O Centro Cultural Cais do Sertão também preparou uma manhã de brincadeiras neste domingo.

Todo terceiro domingo do mês é dia do projeto Domingo dos Pequenos na Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). Entretanto, o primeiro encontro deste ano será realizado no  dia 26, a partir das 9h. Em edição especial, as atividades educativas serão promovidas no Museu de Arte Sacra de Pernambuco (Maspe), localizado no Alto da Sé, no Sítio Histórico de Olinda. A entrada é gratuita. Com o tema Deixai vir a mim as criancinhas, o objetivo é que a atividade funcione como uma extensão da exposição Rogai por Nós, lançada pelo Museu do Homem do Nordeste em parceria com a Arquidiocese de Olinda e Recife, em dezembro do ano passado.

“A exposição visa apresentar como o povo nordestino se relaciona com a fé em seu cotidiano. É um convite para conhecer expressões da religiosidade católica no Nordeste, que será adaptada ao universo infantil”, destacou Ciema Mello, curadora da mostra. Os participantes terão uma visita guiada pelo Museu de Arte Sacra e pela exposição, mediada pela equipe do local e acompanhados por educadores. Em seguida, as crianças serão convidadas a montar elas mesmas uma mostra. Para isso, contarão com um painel no exterior do museu e serão ministradas três oficinas, com 20 vagas cada: confecção de anjinhos, confecção de andor e confecção de ex-votos (presentes dados como pagamento de promessa).

De acordo com Edna Silva, coordenadora do educativo do Muhne, serão discutidas questões sobre museologia durante o desenvolvimento das atividades. “As crianças vão aprender o que é signo e significado, sobre textura, tamanho, espessura e profundidade. Fora isso, entender quem é o curador. Por que uma exposição precisa ter um curador?”, destacou. Entre as oficinas disponíveis, terá Confecção de Anjinhos (20 vagas, a partir dos 7 anos), Oficina Vamos Decorar o Andor (20 vagas, a partir dos 7 anos) e Oficina Nada Te Devo, Senhor (20 vagas, a partir de 6 anos).

O Museu do Estado de Pernambuco, nas Graças, é outro equipamento cultural que realiza atividades para crianças, com a Colônia de Férias no MEPE. A proposta é que os participantes descubram o museu sem deixar de brincar, com oficinas, brincadeiras populares e equipe de recreação. A colônia será realizada nos dias 21, 22 e 23 de janeiro, das 3h às 17h. Nas atividades, as crianças poderão descobrir o som do barro, com uma oficina de ocarina, instrumento de sopro, com Sara Silva, ou aprender sobre desenho rupestre com a arte educadora Sumaya Nascimento; desenho com o artista Fabio Rafaell; modelagem com a Ceramista Micaella Alcântara, e aquarela com o arte educador Vitor Genuíno, entre outros. As oficinas serão divididas e direcionadas para cada grupo de idades específicas. Cada oficina custa R$ 70. Mais informações: 3184-3170 ou 98797-0237.

Folia
O Museu da Cidade do Recife convida a garotada para entrar no clima do carnaval e, ainda, produzir uma fantasia personalizada. As primeiras oficinas do projeto Carnaval, um Forte Patrimônio foram realizadas no dia 5 (oficina de estampas carnavalescas) e 12 (oficina de máscaras). Neste domingo, será a vez das estampas carnavalescas novamente.