ESPECIAL FÉRIAS » Para se esquecer do celular e da TV Roteiro de férias garante atividades para passar o maior tempo possível fora de casa neste mês de janeiro

Publicação: 18/01/2020 03:00

O período de férias escolares é aquele em que pais e responsáveis tentam aproveitar o tempo livre para fazer algo diferente das atividades caseiras, que incluem muito tempo de uso de celular, tablet e TV. Com janeiro já perto do fim, parques, museus, praças e espaços ao ar livre continuam sendo ótimas opções. Muitos deles têm programações específicas para o mês. Exposições, atividades artísticas, circo e artesanato estão entre  as opções para crianças e adolescentes.

Aproveitar áreas verdes como o Jardim do Baobá e as praças da cidade pode ser, por exemplo, uma boa oportunidade para as crianças explorarem o mundo a partir das brincadeiras, colocando em desenvolvimento habilidades físicas, sociais, emocionais e intelectuais. Há, ainda, espetáculos teatrais voltados especialmente para o público infanto-juvenil. Confira, a seguir, o roteiro que o Diario preparou para garantir a diversão até o reinício das aulas.

Para se divertir aprendendo
O Espaço Ciência oferece experimentos, exposições, planetário, giroscópio e passeio de barco, além de brincadeiras como peteca, boca de forno, sete pecados, morto-vivo e corrida de saco. Em janeiro, além das atrações permanentes, o público poderá escolher entre oficinas, atividades e eventos como torneio de xadrez. O equipamento funciona de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Nos fins de semana, o horário vai das 13h30 às 17h. A entrada no Espaço é gratuita, mas a participação nas oficinas custa R$ 5.

Vida pulsa no jardim botânico
Além de permitir o contato direto com o verde, o Jardim Botânico oferece várias atrações para as crianças, incluindo recreação e atividades educacionais divertidas gratuitas. Em 2015, o local foi classificado como padrão A pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Localizado no quilômetro 7,5 da BR-232, o Jardim conta com 90 espécies de 35 famílias botânicas espalhadas em 10,7 hectares de vegetação nativa e exótica. Elas compõem uma coleção científica disponível para visitação.

Música e história no Paço do Frevo
O Paço do Frevo oferece visitas gratuitas a todo o público às terças-feiras. Funciona de terça a sexta, das 9h às 16h30, e aos sábados e domingos, das 14h às 17h30. O espaço cultural  é um local de incentivo à difusão, à pesquisa e à formação de profissionais nas áreas da dança e da música, dos adereços e das agremiações do frevo. O Paço é uma iniciativa da Fundação Roberto Marinho, com realização da Prefeitura do Recife e gestão do Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG).

Escola de circo para a criançada
Durante o mês de janeiro, educadores da Escola Pernambucana de Circo oferecem oficinas em dois espaços: Paço do Frevo e Casa Maravilhas. Em ambas as oficinas, os participantes poderão aprender modalidades diversas como acrobacias, técnicas de equilíbrio em equipamentos diversos e malabares. Dos dias 21 a 24, a brincadeira é no Paço, no Bairro do Recife, para crianças e adolescentes dos 5 aos 12 anos.  Serão oferecidas vivências nas modalidades circenses, além de jogos e brincadeiras, sendo uma pela manhã, das 10h às 12h, e outra à tarde, das 14h às 16h. Já de 27 a 30 de janeiro, das 14h às 17h, os educadores da EPC oferecem as oficinas para o 1º Ciclo de Formações de Janeiro da Casa Maravilhas, na Rua do Riachuelo, Boa Vista. Neste caso, as aulas são para pessoas dos 4 aos 14 anos. O telefone da escola é 3266-0050.

Jardim do baobá é oásis de verde
Ponto de partida do projeto Parque Capibaribe, o Jardim do Baobá, nas Graças, tem 3 mil m² de área verde. O trecho próximo à margem é livre para a população, permitindo usos como piqueniques, leituras, contemplação do rio e brincadeiras entre crianças. O ambiente conta ainda com um relógio solar criado por estudantes do Instituto de Ensino Superior da Paraíba, a partir de troncos de árvores erradicadas ou que caíram no Recife. O espaço público é ideal para contemplar o baobá que dá nome ao local, usar os balanços disponíveis na área ou deixar as crianças criarem as próprias brincadeiras a partir dos 
elementos do jardim.

Jogos e oficinas nas bibliotecas

A Prefeitura do Recife, por meio da Rede de Bibliotecas pela Paz, oferece de 20 a 24 de janeiro o programa Férias na Biblioteca. A colônia tem atividades para a garotada de 4 a 12 anos, das 10h às 11h30, e à tarde, das 14h às 16h. A programação acontece em quatro bibliotecas municipais: as Populares de Afogados e Casa Amarela, a Afrânio Godoy (no Compaz Eduardo Campos) e a Carlos Percol (Compaz Ariano Suassuna, Cordeiro).

Grandes espetáculos para todas as idades
O Janeiro de Grandes Espetáculos tem peças voltadas ao público infantil até 2 de fevereiro. No dia 26, às 17h, o Rei Leão será encenado no Teatro Luís Mendonça, bairro de Boa Viagem. A programação conta, ainda, com espetáculos como Céu estrelado (25/01, 16h, Teatro Apolo); O Segredo da Arca de Trancoso (26/01, 16h, Teatro Barreto Júnior) e Ayô – Histórias de Griô (02/02, 11h, Teatro Reinaldo de Oliveira).

Exposição de estandartes em Olinda
Em Olinda, a Biblioteca Municipal (Avenida Liberdade, 100, Carmo), traz a exposição Estandarte em arte! No local, estão reunidas peças dos artesãos de blocos de carnaval como Pitombeira, Vassourinhas, Elefante, Cariri e Ceroulas. A mostra segue até o dia 7 de fevereiro e estará aberta ao público de segunda a sexta, das 8h às 19h, e aos sábados, de 8h às 12h.