O "maior e melhor" da história Prefeitura do Recife divulgou público recorde durante o carnaval da capital. Show de Priscila Senna foi assistido por 20 mil pessoas no Ibura

Publicação: 27/02/2020 03:00

O número de foliões no carnaval do Recife dobrou nos últimos cinco anos. Em 2020, após cinco dias de festa, a cidade recebeu um público de dois milhões de pessoas. Em 2015, a capital pernambucana registrou um milhão de foliões. Em balanço divulgado ontem pela Prefeitura do Recife, o evento foi classificado com o “maior e melhor da história”. O diferencial do carnaval da cidade, na avaliação do prefeito Geraldo Julio, é a riqueza cultural presente nas apresentações que aconteceram nos 46 polos da festa.

Foram 3,2 mil apresentações em todas as regiões da cidade. O recorde de público em polos descentralizados foi registrado no Ibura, onde 20 mil pessoas acompanharam o show da cantora de brega romântico Priscila Senna. “O destaque do nosso carnaval é que ficou muito visível a força da nossa cultura. Foram dias de muita alegria. Os artistas e as pessoas estavam muito felizes. Foi também um carnaval de muita paz”, disse Geraldo Julio.

Pelo palco principal da festa, no Marco Zero, passaram artistas como Antônio Nóbrega, Elza Soares, Lenine, Alceu Valença, Elba Ramalho, Almir Rouche, Pitty, além de bandas como Cordel do Fogo Encantado, Paralamas do Sucesso e Revelação. Pela primeira vez, o público contou com o recurso de audiodescrição, para que pessoas cegas ou com baixa visão possam compreender conteúdos audiovisuais. Ao todo, 20 aparelhos foram distribuídos por noite. Para as pessoas surdas, havia intérpretes de Libras.

O evento atraiu turistas de todas as regiões do Brasil e de outros países. A taxa de ocupação da rede hoteleira do Recife foi de 98% nos dias de festa. A maioria dos turistas nacionais veio de São Paulo, Ceará e Rio de Janeiro. Entre os estrangeiros, as principais nacionalidades que procuraram a cidade para brincar o carnaval foram de argentinos, chilenos e franceses. O Aeroporto Internacional do Recife recebeu 226 mil passageiros entre os dias 17 e 25. Pelo Terminal Integrado de Passageiros (TIP), circularam 50 mil pessoas.

Os turistas avaliaram positivamente a festa. Um total de 91,4% considerou que o evento superou ou atendeu as expectativas. Quase todos os visitantes (95,7%) afirmaram que voltariam para o carnaval da cidade e recomendariam a festa para amigos e parentes (97%). “É um carnaval democrático e com muita cultura pernambucana. Esse é o diferencial em relação a outras cidades e o que atrai tantos turistas e também agrada os recifenses”, afirmou a secretária de Turismo e Lazer do Recife, Ana Paula Vilaça.  

Entre o Sábado de Zé Pereira e a manhã de ontem, 410 profissionais de trânsito, sendo 270 agentes e 140 orientadores, atuaram na mobilidade da cidade. Nesse período, a CTTU registrou 86 acidentes, sendo 18 com vítimas, mas nenhum considerado grave.

Cerca de 33 mil passageiros foram transportados no Expresso Galo e no Expresso da Folia. Ao todo, os coletivos realizaram 2.032 viagens em quatro dias de operação. Em 2020, o serviço registrou uma redução no tempo de espera, passando de 15 para 11 minutos, em média.