O vira, vira da Viradouro no Rio Escola de samba de Niterói sagrou-se campeã do Grupo Especial após uma disputa emocionante liderada pela Grande Rio até o penúltimo quesito

Publicação: 27/02/2020 09:00

Ao final de uma apuração emocionante decidida apenas no último dos nove quesitos, a Unidos do Viradouro sagrou-se campeã do desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro em 2020. A escola apresentou um enredo sobre as Ganhadeiras de Itapuã, dos carnavalescos Marcus Ferreira e Tarcísio Zanon. É o segundo título da agremiação, que já foi campeã em 1997, quando o carnavalesco era Joãosinho Trinta.

“No final, cada escola foi punida onde deveria, todas as escolas perderam pontos. E felizmente conseguimos levar o título para Niterói”, afirmou o presidente da Viradouro, Marcelo Calil Petrus Filho, após a apuração.

O enredo da escola campeã falou sobre as mulheres escravizadas que no século 19 vendiam comida e lavavam roupas na Lagoa do Abaeté, em Salvador - com o dinheiro arrecadado, elas compravam a liberdade de outras mulheres submetidas ao cativeiro. De refrão chiclete, o samba era entoado à capela em dois trechos e conquistou a plateia. As alegorias e fantasias eram muito luxuosas e caprichadas.

A Grande Rio ficou em segundo lugar, com o mesmo número de pontos (269,6), mas com menos pontos no quesito de desempate (harmonia). A escola de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, liderou a disputa até o penúltimo quesito, evolução, no qual acabou punida pelo problema que teve durante o desfile no primeiro carro alegórico.

O carro era acoplado (dois veículos interligados) e precisou ser separado para conseguir fazer a curva para passar da avenida Presidente Vargas à Marquês de Sapucaí. Com isso, abriu extenso espaço entre os componentes, o que lhe rendeu a perda de 3 décimos e da liderança no quesito evolução.

A Mocidade Independente ficou em terceiro, com os mesmos 269,4 pontos da Beija-Flor, mas à frente no quesito de desempate. Até o penúltimo quesito, a disputa estava absolutamente indefinida entre quatro escolas, e ninguém se arriscava a comemorar. Foram rebaixadas e vão disputar a Série A (segunda divisão) em 2021 a União da Ilha e a Estácio de Sá.

Mudanças
O julgamento das agremiações sofreu alterações. Houve aumento de quatro para cinco jurados na avaliação de cada um dos nove quesitos, com eliminação da maior e menor nota em cada um deles. Até o ano passado, apenas a menor nota era desconsiderada na contagem final. (Estadão Conteúdo)

Classificação

1º Viradouro
269,6 (Campeã)

2º Grande Rio
269,6

3º Mocidade
269,4

4º Beija-Flor
269,4

5º Salgueiro
269

6º Mangueira
268,9

7º Portela
268,8

8º Vila Isabel
268,6

9º Unidos da Tijuca
267,6

10º São Clemente
267

11º Paraíso de Tuiuti
266,2

12º Estácio de Sá
264,7 (Rebaixada)

13º União da Ilha
264,2 (Rebaixada)