Uma quarta-feira cheia de gratidão Em Olinda, foliões resistentes renovaram as energias no Mungunzá de Zuza Miranda & Thaís e se despediram de Momo com o Bacalhau do Batata

Publicação: 27/02/2020 09:00

A quarta-feira ingrata chegou, mas a festa continuou em Olinda, num tom de agradecimento pelos sete dias de alegria. Pela manhã, Zuza Miranda e Thaís serviram dois mil litros de seu tradicional mungunzá, no Alto da Sé, para recarregar as energias dos resistentes. Em seguida, foi a vez do Bacalhau do Batata, que arrastou 10 mil “guerreiros” pelas ruas do Sítio Histórico.

O cortejo saiu às 10h, da Ladeira da Sé, com destino à Praça do Carmo, onde foram servidos feijoada e bacalhau. Na orquestra, Jaílton de Oliveira, 20, fez sua estreia no bloco, que desfila desde 1962, quando foi fundado pelo garçom que lhe dá nome. “Eu trabalho em uma empresa de turismo. No carnaval, dou um tempo e toco nas festas. Uma experiência muito boa”, disse o músico, que toca clarim.

Pelas ladeiras, muitos turistas se despediam com suas mochilas nas costas. A empreendedora mexicana Aura Camargo, 29, veio pela primeira vez à folia pernambucana e ficou. “Foi intenso e divertido. Quero voltar no ano que vem.”

À tarde e à noite, olindenses e visitantes puderam dar um último “até logo” a Momo, curtindo os shows do Polo da Praça do Carmo, onde se apresentatam Bateria Cabulosa, Maestro Forró, Afonjah, Bongar, Lenine e Nação Zumbi.

As cinzas pertencem aos discípulos do Batata
A agremiação criada em 1962 pelo garçom que não podia brincar nos dias oficiais de carnaval levou multidão à Cidade Alta, com bonecos gigantes e orquestra nota 10

A hora e a vez de dizer “até logo”

Enquanto muitos carnavalescos esticavam a festa no Bacalhau, outros pegavam o caminho de volta para casa. Em comum entre visitantes e olindenses, o sentimento de êxtase e a vontade de retornar em 2021

Billie Jean não é a sua garota

Só mesmo Olinda para reviver o Rei do Pop, Michael Jackson, em plena quarta-feira de Cinzas. O relojoeiro José Marcos dos Santos, 60, encarna o personagem desde 1978. “Há quatro carnavais venho aqui para o Batata. Gosto das ladeiras, do povo. Não tem confusão, a gente brinca à vontade”

E teve mais folia na Praça do Carmo
Maestro Forró, Lenine, Nação Zumbi e outras atrações protagonizaram o último ato do carnaval na Marim dos Caetés