Aquisição de equipamentos reforça combate Enquanto o noticiário atesta cenas de falta de vagas e atendimentos Brasil afora, a Prefeitura do Recife garantiu entrega de 971 leitos, dos quais 289 são UTIs, além de 3,5 milhões de itens de Equipamentos de Proteção Individual para a equipe, reforçada com mais de quatro mil profissionais

Publicação: 20/06/2020 03:00

Desde o dia 12 de março, com a confirmação do primeiro paciente de Covid-19 na capital pernambucana, a gestão municipal realizou um esforço multissetorial com dedicação exclusiva através do Comitê Municipal de Resposta Rápida ao Novo Coronavírus com atuação em diversas frentes. Como prioridade máxima, a adoção de práticas e estratégias para reduzir o contágio e a implementação de ações e tomadas de decisão para salvar vidas.

Como reflexo imediato, foram erguidos sete hospitais de campanha para atender à população, com a criação de 971 leitos na cidade até então inexistentes, sendo 289 deles de UTIs, equipados com respiradores adquiridos em plena situação de leilão internacional, equipamentos essenciais para lutar pela vida dos pacientes com Síndrome Aguda Respiratória e disputadíssimos por países de todo o mundo. A última aquisição, anunciada na última quarta-feira, foi mais uma das conquistas celebradas em meio ao índice de redução de contágio no último mês.

“Trago hoje (quarta-feira passada) duas boas notícias no enfrentamento da pandemia. A primeira é que 15 mil recifenses estão curados da Covid-19. Pessoas que tiveram os exames confirmados e agora já estão curados. E a segunda boa notícia é que recebemos 36 respiradores pulmonares chineses, que são  resultado de um acordo judicial que a prefeitura precisou promover. Todo mundo conhece como está a disputa global desse tipo de equipamento, e nós estamos vencendo essa batalha. Recebemos esses respiradores e, assim que eles estiverem instalados, vamos passar para 300 leitos de UTIs nos nossos hospitais de campanha e ajudar ainda mais a redução de ocupação da UTI em nosso estado, que ontem (na terça-feira passada) alcançou o melhor número que foi de 85%”, ressaltou o prefeito Geraldo Julio.

Também de olho na frente dos profissionais dedicados a cuidar da saúde da população em tempos de pandemia, a prefeitura promoveu a contratação de mais de quatro mil trabalhadores desde quando começou o surto da Covid-19, sendo mais de três mil profissionais de saúde.

Para garantir a segurança desse grupo que engrossa as trincheiras do combate à Covid-19, a prefeitura garante testagem de todos os profissionais sintomáticos, estendeu pensão integral aos familiares dos profissionais de saúde que forem vítimas do coronavírus e adquiriu cerca de 3,5 milhões de itens de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Outras iniciativas são a oferta de teleacolhimento com suporte emocional, além de alojamento para os profissionais que moram com pessoas que fazem parte dos grupos de risco e têm medo de contaminá-las.