Hospital Memorial São José acreditado pela terceira vez Unidade de saúde foi avaliada por um dos mais importantes organismos de análise do mundo, baseado nos Estados Unidos

Publicação: 21/07/2018 03:00

Seis anos depois de ser acreditado de forma pioneira no Norte-Nordeste, o Hospital Memorial São José foi reacreditado pela Joint Commission International (JCI). A unidade integrante da Rede D’Or São Luiz recebeu, pela terceira vez, o aval de um dos mais importantes organismos de acreditação de centros de saúde em todo o mundo, baseado nos Estados Unidos. Na prática, isso significa que o Memorial São José cumpre à risca regras internacionais que medem a qualidade do serviço prestado aos pacientes.

O hospital foi analisado por uma semana, em junho, por três avaliadores internacionais, dois médicos e uma enfermeira, e recebeu a reacreditação no início deste mês. Durante a avaliação, foram realizadas simulações de procedimentos em vários setores, da recepção à realização de procedimentos médicos. Foram feitas ainda análises retroativas de prontuário para atestar o cumprimento das regras em tempo integral e não apenas na semana de avaliação, totalizando 15 itens medidos. “São analisados vários padrões, como a comunicação com o paciente, metas de segurança e controle de infecções. Também são feitos questionamentos para diversas equipes, passando por técnicos, pessoal da limpeza”, explicou o diretor do Hospital Memorial São José, Thales Melo.

Segundo ele, a JCI disponibiliza um manual de regras a cumprir que não faz distinção regional, ou seja, o hospital credenciado no Recife tem que seguir as mesmas normas de um nos Estados Unidos ou Europa. A primeira vez que o Memorial São José recebeu a acreditação foi em 2012, sendo revalidado em 2015. “Essa certificação implica numa mudança de cultura institucional, não apenas de gestão, mas de todos os procedimentos. A manutenção dessa certificação indica que essa mudança se perenizou”, disse o diretor médico do hospital, Hélio Faustino.

De acordo com o diretor regional de relacionamento institucional da Rede D’Or São Luiz, Romualdo Almeida, o hospital começou a se preparar para receber acreditação internacional há 10 anos. “Houve um preparo estrutural e de treinamento em diversos setores”, afirmou.

Maturidade
O treinamento, que já faz parte da agenda de atividades voltadas aos recursos humanos, contou com a colaboração de equipes de fora do estado. “A cada visita, eles têm o entendimento de que podem fazer mais cobranças, pois o hospital adquire uma maturidade nos processos e resultados”, acrescentou Thales Melo. O Memorial São José foi fundado em junho de 1989. A acreditação também avaliou as clínicas parceiras que funcionam dentro do complexo hospitalar. Em todo o mundo, a JCI tem 1.051 unidades acreditadas, das quais 63 estão no Brasil.