DIARIO + SAúDE » Maior laboratório hospitalar do estado Real Lab mantém portas abertas 24 horas e devolve aos pacientes resultados dos principais exames de análise clínica em tempo médio de três horas

Publicação: 12/09/2018 03:00

Entre o dia da consulta e a volta ao encontro do médico, pacientes enfrentam o dilema de fazer a bateria de exames passada pelo profissional. Quando não há urgência, o mais comum é protelar a ida ao laboratório. Quando há, a dificuldade é encontrar quem entregue no tempo necessário os resultados. O que muita gente não sabe, contudo, é que existe um lugar no Recife aberto 24 horas, todos os dias da semana, para a realização dos principais exames de análise clínica. O Real Lab, laboratório do Real Hospital Português, recebe demandas externas e consegue devolver os dados aos pacientes com um tempo médio de três horas.

O Real Lab realiza uma média de 220 mil exames laboratoriais por mês e contempla todos os exames clínicos, dos mais comuns aos mais complexos – a maioria deles, vale frisar, não requerendo marcação prévia. “A importância do Real Lab está em fornecer os resultados de nossos exames com segurança e no menor tempo possível. Conseguimos um diagnóstico precoce e, consequentemente, uma terapêutica mais eficaz para nossos pacientes. Contar com os equipamentos mais modernos faz com que estejamos seguros em relação ao acompanhamento dos resultados”, explica a médica Ana Karla Arraes, diretora clínica do Real Hospital Português. “Para Pernambuco, o fato do Real Lab funcionar 24 horas por dia, durante os sete dias da semana, faz com que nossa população tenha acesso a um laboratório de qualidade. Inclusive e principalmente em período noturno e nos fins de semana, quando, em geral, os procedimentos estão ligados a atendimentos de emergência. Isso pode mudar a história de uma doença, se a terapêutica é concluída mais rapidamente. Como o laboratório é aberto, não apenas nossos pacientes podem acessá-lo, mas os de todos os hospitais da cidade. É uma grande prestação de serviço à comunidade pernambucana”, complementa Ana Karla.

O laboratório recebe tanto os pacientes de operadoras de saúde quanto coletas particulares. “Hoje atendemos cerca de 800 pacientes, entre público externo e interno. Como realizamos as análises aqui, conseguimos entregar o resultado no mesmo dia na maioria dos casos”, explica o coordenador administrativo do laboratório, Sérgio Pitt. O Real Lab é considerado o maior laboratório hospitalar do estado, em tecnologia e infraestrutura. O laboratório é o único de Pernambuco com uma tecnologia capaz de identificar a bactéria causadora de uma infecção no tempo de 15 minutos a uma hora. “Desde o mês passado, disponibilizamos os testes genéticos de intolerância a glúten e lactose. Também oferecemos exames de trombofilia e sexagem fetal”, acrescenta Sérgio Pitt.

O complexo laboratorial da unidade também é composto pelo Real Patologia, unidade que realiza a análise de peças cirúrgicas, biópsias e exames citopatológicos com a finalidade de diagnóstico de doenças neoplásicas, inflamatórias ou infecciosas. “Aqui também realizamos biópsia intraoperatória de congelação, um exame de processamento rápido que auxilia a equipe médica na conduta cirúrgica dos pacientes. Outro exame complementar à rotina diagnóstica é a imuno-histoquímica, que tem importância na determinação do tipo dos tumores e na avaliação de fatores prognósticos em alguns tipos de câncer como, por exemplo, o câncer de mama”, afirma a patologista responsável técnica do Real Patologia, Adriana Gomes Ferreira. O Real Patologia também contempla a patologia complexa dos transplantes hepáticos, cardíacos e renais.

“Uma área que estamos nos aprofundando é a do transplante de rim, devido à grande demanda do hospital”, acrescenta a patologista. A unidade realiza, em média, 1 mil exames mensais do complexo hospitalar. “É um serviço diagnóstico novo e estamos investindo mais na captação de material e na integração com as equipes cirúrgicas e clínicas.” O espaço funciona das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira.