Luta contra obesidade é urgente Caminhada que alerta para o problema será realizada neste domingo pela manhã, no Parque da Jaqueira

Publicação: 20/10/2018 03:00

Meia hora diária de caminhada pode ser suficiente para driblar os principais prejuízos da obesidade - doença crônica que ameaça mais da metade da população brasileira, entre crianças e adultos. Hoje, 53,9% dos brasileiros têm sobrepeso, segundo dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar, órgão vinculado ao Ministério da Saúde. Os números impressionam. Mas não intimidam os profissionais de saúde engajados nos bastidores de combate ao problema, ramo em que Pernambuco se destaca nacionalmente. Neste domingo, quando as capitais do Brasil receberão a 1ª Caminhada Nacional de Combate à Obesidade, promovida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, o Recife se consolida como um dos principais polos na luta contra a doença. “É um movimento nacional de alerta, diante de um cenário sombrio. A obesidade é uma doença crônica, uma das mais prevalentes no mundo, e requer cada vez mais atenção”, explica o cirurgião pernambucano Josemberg Campos, ex-presidente da SBCBM e membro de seu conselho consultivo.

Referência no segmento, o médico estará entre os profissionais e estudantes de saúde reunidos para a Caminhada no Parque da Jaqueira, na Zona Norte da cidade, ponto escolhido para a ação na capital pernambucana. Quem comparecer poderá aferir pressão arterial, medir a concentração de glicose no sangue e calcular o IMC (Índice de Massa Corporal), recebendo orientações em relação à importância da alimentação saudável e da prática regular de exercícios físicos. “Há uma tendência mundial crescente de tratar a obesidade de forma integrada, num único ambiente. No processo, devem estar envolvidos clínicos, cirurgiões, psicólogos, nutricionistas. Uma caminhada diária é, por si só, uma grande iniciativa para o paciente, indicada inclusive para aqueles que devem praticar somente atividades de baixo impacto”, observa Campos, que integra o Centro de Tratamento Integrado da Obesidade e Diabetes, no Hospital Santa Joana. Dez dias após o Dia Nacional de Combate à Obesidade, lembrado no último dia 11, a Caminhada Nacional de
Combate à Obesidade frisa a atividade física como uma das ferramentas de luta contra a doença: no Recife, todos os participantes cumprirão um percurso de 2 km na área interna do Parque da Jaqueira.

Pacientes que já se submeteram à cirurgia bariátrica (também conhecida como “cirurgia da obesidade”, a redução de estômago) e pacientes em fase pré-operatória também participarão da ação. Para Josemberg Campos, é uma chance valiosa de fomentar os debates e dissolver as dúvidas em torno do assunto: “A obesidade, que nada mais é do que o acúmulo de gordura no corpo, causa não somente alterações estéticas. O paciente obeso pode desenvolver apneia do sono, hipertensão, diabetes, esteatose, que é o acúmulo de gordura no fígado, entre outros problemas. Surgem, então, os danos de relacionamento, danos à autoestima, falta de concentração”, detalha. Destaque no hall de profissionais dedicados à cirurgia da obesidade no Brasil - segundo colocado na lista dos países que mais realizam a cirurgia bariátrica, atrás apenas dos Estados Unidos, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica -, o pernambucano acredita que hábitos de vida mais saudáveis devam ser considerados a peça-chave para desacelerar o avanço da obesidade em todo o mundo. “É uma doença grave que merece a atenção de todos. Cada um de nós pode se prevenir e ajudar a conscientizar o outro, a tratar quem corre riscos ou já desenvolveu a doença”, finaliza.

Produção: Estúdio DP (Conteúdo patrocinado)

Serviço

1ª Caminhada Nacional de Combate à Obesidade
Quando: Domingo (21), a partir das 9h
Onde: Parque da Jaqueira (R. do Futuro, 959 – Graças)