A luz amarela que acende pela vida Setembro Amarelo alerta para formas de prevenir o suicídio, tragédia que atinge uma pessoa a cada 40 segundos no mundo

Julliana Brito
Especial para o Diario
local@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 14/09/2019 03:00

Dados da Organização Mundial de Saúde indicam que a cada 40 segundos uma pessoa se suicida no mundo, e que  essa é a segunda maior causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos. No Brasil, as ocorrências são consideradas um problema de saúde pública. Estudo realizado por José Manoel Bertolote, autor do livro O suicídio e sua prevenção, aponta que 96,8% dos casos estão relacionados a transtornos mentais tratados indevidamente ou não tratados de forma alguma. Criada em 2015, a campanha Setembro Amarelo é uma parceria entre o Centro de Valorização da Vida (CVV), o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). O intuito é criar um período no ano em que a sociedade possa debater, adquirir conhecimento sobre o tema e alertar a população para se prevenir. Segundo a OMS, 90% dos suicídios podem ser prevenidos.

A psicóloga Monick Brito destaca que bipolaridade, ansiedade e depressão são alguns transtornos que mais contribuem para o suicídio, e revela algumas formas de prevenção. “O principal é um acompanhamento psicoterápico com abordagem que atenda a necessidade do indivíduo. A participação em grupos de ajuda e as atividades do cotidiano também são incentivo para ocupar a mente”. Monick afirma que a prevenção é utilizar maneiras simples de estimular o indivíduo a não atentar contra a própria vida. “Não podemos falar sobre prevenção esperando que seja oferecido algo extraordinário, que vá mudar a vida do indivíduo, porque o saudável é que ele encontre conforto e bem-estar no seu padrão de vida, com sua rotina”, revelou.

Fundado há mais de 50 anos, o CVV é uma das ONGs mais antigas do Brasil voltada ao tema. O centro atua no apoio emocional e na prevenção do suicídio por meio de e-mail (comunicacao@cvv.org.br), telefone (188), chat ou pessoalmente. O CVV funciona 24h e tem 110 postos pelo Brasil, com mais de 2,4 mil voluntários.

No Recife, Eliene Soares, 51, já é voluntária há 10 anos. “É um trabalho muito especial ser voluntária do CVV. Eu tenho a oportunidade de melhorar todo dia, ajudando pessoas que precisam conversar, desabafar e, muitas vezes, elas não têm com quem fazer isso. É ter tolerância, paciência, aceitação e abertura para receber e ouvir quem pensa diferente”, afirma Eliene.

Garantindo o sigilo e anonimato de quem entra em contato com o Centro, em 2018 o CVV Brasil recebeu cerca de três milhões de ligações, um aumento de quase 50% em relação a 2017. Já no Recife, eles recebem em média seis mil ligações por mês. Neste mês de setembro, o número geralmente dobra.

CONVERSA
No dia 18 de setembro, o Teatro Beberibe sediará uma roda de conversa devido ao Setembro Amarelo. Organizado pelo projeto Mundo do Lua, o debate tem o intuito de discutir a importância de conversar sobre depressão e suicídio sem barreiras, desmistificando ambos os temas. O evento será às 16h e as inscrições podem ser feitas online.

O Mundo do Lua é um projeto que oferece diversos serviços para ajudar pessoas com depressão, transtornos mentais ou apenas pessoas que sintam a necessidade de serem ajudadas. O projeto foi criado em 2017 por Sibely Fernanda, que perdeu o filho em 2015 e se viu na obrigação de criar um projeto que reduza a taxa de suicídios em Pernambuco.

O grupo oferece psicólogos voluntários para atuar em algumas escolas estaduais e municipais de Paulista, pois a presença dos profissionais é rara. “Eu senti na pele o que muitos brasileiros sentem, que é querer ter dinheiro para pagar uma consulta para o seu filho e não ter, querer ajuda psicológica ou psiquiátrica e não ter”, diz Sibely sobre a iniciativa.

Já no âmbito cultural, foi criado o MaracaLua, grupo de maracatu que tem objetivo de tirar os jovens da comunidade de Paratibe, em Paulista, da marginalização e oferecer um entretenimento diferente dos que são disponibilizados na área. O Mundo do Lua também promove palestras em escolas, eventos e rodas de conversas, para levar esse assunto ao conhecimento de todos.  
 
Saiba mais
Para realizar o serviço de apoio emocional o CVV conta com o trabalho de voluntários; apoio de agências e especialistas na área de comunicação e doações dos próprios voluntários, da sociedade e de empresas
 
Seja um doador
Depósito em conta ou através de boletos mensais

O contato pode ser feito pelo email doacoes@cvv.org.br, ou doação única utilizando diretamente o depósito na conta ou o pagseguro
Dados Bancários para depósito em conta:
Banco Itaú | Agência 8122 | C/C 17.188-0
Centro de Valorização da Vida | CNPJ 61.956.496/0001-66  

Links úteis
 
Para conhecer mais sobre voluntariado, apoio emocional, prevenção do suicídio, saúde mental e outros temas afins, acesse também:

Portal Ministério da Saúde (MS)
portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/suicidio

Centro de Atenção Psicossocial (CAPS)
portalms.saude.gov.br/saude-para-voce/saude-mental/acoes-e-programas-saude-mental/centro-de-atencao-psicossocial-caps

Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)
mds.gov.br/assuntos/assistencia-social/unidades-de-atendimento/cras

Movimento Setembro Amarelo, Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio
www.setembroamarelo.org.br/

Educação Emocional
www.amigosdozippy.org.br/

Associação Brasileira de Psiquiatria
www.abp.org.br/

Movimento Conte Comigo, Prevenção à Depressão
www.contecomigo.org.br/

Fonte: CVV