O verde de dentro para fora Os Martins mudaram de lar, mas não quiseram perder o que sempre prezaram: o contato com a natureza

Publicação: 30/06/2018 03:00

Hoje, o contato direto com a natureza está cada vez mais difícil. Viver no meio urbano, rodeado por uma paisagem de concreto, é o mais comum. Mas, apesar do momento em que vivemos, é possível fugir desse estilo de vida, nem que seja por um curto período de descanso na residência. A promotora de justiça Helena Martins, além de ter escolhido a arborizada Zona Norte para viver com a família, levou o verde para dentro de casa. Duas paredes da casa da família Martins receberam um jardim vertical. A escolha foi feita pela arquiteta Clarissa Moreira, que ouviu com paciência cada detalhe dos desejos da casa dos sonhos de Helena.   

O verde pode ser, sim, muito bem vindo dentro de casa ou em um jardim. A família Martins comprou o apartamento da Zona Norte na planta e, desde o começo, elaborou o projeto com a arquiteta Clarissa Moreira. Antes, eles moravam em um apartamento maior, com cobertura e jardim. Não perder a antiga relação com a natureza era um dos desejos principais. “Eu amo plantas e Clarissa sabia disso. Escolhemos morar aqui por conta da praça superarborizada que tem em frente. Por isso, sempre achei o clima bastante bucólico desta região. Então, a arquiteta propôs o jardim vertical, eu adorei”, conta Helena.

Em todo o projeto, a arquiteta Clarissa Moreira procurou proporcionar bem estar, congregar famílias e amigos num espaço confortável e funcional. Tudo foi pensado para eles. “Trazer para dentro de casa o verde já presente na praça em frente do apartamento era um pedido de Helena. A praça foi o motivo da vinda da família”, conta a arquiteta.

Outra proposta do projeto elaborado pela arquiteta era poder receber os amigos e a família. Para isto, Clarissa apresentou um projeto desenvolvido alinhado com as expectativas de Helena e com possibilidades reais. Pensando nos momentos de convivência e para melhor receber mais pessoas em casa, ainda foi criada uma cozinha gourmet. Para a família, os momentos em que se reúnem, com amigos ou familiares, são mais do que importantes. São únicos. “Tomamos café da manhã, almoçamos e jantamos na mesa da varanda, todos os dias. Eu, o meu marido e os meus três filhos. Nas quinta-feiras, os filhos do meu marido também almoçam com a gente. Sempre temos esses momentos”, explica Helena. A sala do lar dos Martins também é muito frequentada. “Os meus filhos gostam muito ver televisão, assistir jogos. Toda noite nos juntamos na sala”, comenta a promotora.

Durante o planejamento do novo lar, o casal engravidou. E todo o projeto teve que acompanhar as mudanças na vida deles, que já tinham dois filhos adolescentes. Segundo Helena, cada um dos moradores teve a sua exigência. “Nos quartos, cada um teve o seu pedido. O mais novo pediu uma parede com grafite, ele gosta de eletrônicos, jogos e a arte foi feita com este tema”, comenta Helena. Já para o filho do meio, Renato Martins, estudante, a prioridade era outra. “Eu queria um lugar para guardar os meus souvenirs que trago de viagen. Clarissa bolou uma prateleira”, esclarece Renato.    

A promotora, mesmo com casa nova e projeto novo, procurou não deixar alguns móveis que já tinha de lado. Acabou que o apego deu certo e as peças de decoração antigas casaram com o layout do novo lar. “Eu não quis me desfazer das minhas cadeiras de couro e do lustre, por exemplo. Mas ornou muito bem com a madeira que temos em todo o ambiente das salas”, acrescenta Helena. Os novo móveis foram escolhidos a dedo para conversar com o que já existia no apartamento. “Acabei escolhendo a maioria dos móveis na Casapronta”, revela.

Dicas preciosas

Cuidar de plantas é um gesto generoso porque dá e traz vida. Confira as dicas para começar uma decoração mais natural

Suportes para vasos
Além de comportar a planta, ele pode dar uma elegância à decor.

Jardim vertical
Uma parede é suficiente para trazer o verde para dentro de casa

Espaço vazio
Sobrou espaço? Faça um cantinho de refúgio verde!

Varanda
A mais tradicional de todas as opções tem muito a oferecer. A maioria das plantas amam luz. Aproveite o local.