Segredo dos detalhes Saber o que o cliente espera do projeto é passo importante para que o arquiteto possa indicar com precisão as ideias mais apropriadas para o imóvel

Débora Eloy
debora.eloy@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 15/09/2018 03:00

Começar um projeto em uma casa nova é o sonho de muitos que desejam uma mudança na vida. Escolher como serão as salas, os quartos, a cozinha pode ser prazeroso, mas, ao mesmo tempo, levantar dúvidas a respeito do material que deve ser utilizado ou da decoração que combina com o ambiente. Por isso, é sempre importante o acompanhamento de profissionais da área, como arquitetos, decoradores e designers.

Foi isso que aconteceu com a família do metroviário Tarcísio Melo. Ele e sua esposa, a médica Luciene Melo, mudaram-se para um apartamento em Apipucos com os dois filhos. Na hora de decidir o que fazer com o espaço, a família contou com o apoio dos arquitetos que fazem parte do escritório Módulo 4 Arquitetura. “É importante destacar que esse projeto, em princípio, foi desenvolvido em parceria com duas outras arquitetas, Manuella Dourado e Emanuella Badu”, aponta Nathalia Araújo, uma das responsáveis pelo escritório.

Com poucas instruções e deixando tudo por conta da imaginação e experiência dos arquitetos, o apartamento de Tarcísio ficou do jeito que o casal queria. “Logo no início nós passamos a ideia do projeto, o que nós queríamos. Depois elas foram algumas dicas, que nós aceitamos. Nós confiamos na prática delas”, aponta o metroviário. Entre as dicas principais estava a extinção da varanda como é conhecida. “Na nossa antiga casa, esse era um espaço que não usávamos, por isso pedimos para tirar e ampliamos a sala de estar”, relembra Tarcísio.

A liberdade dada aos responsáveis pelo projeto rendeu frutos que foram bem vistos pelos clientes. “Pudemos explorar várias ideias que queríamos aplicar há algum tempo e eles nos deram essa oportunidade”, revela Nathalia.

A reforma geral foi baseada na premissa que uma residência não é um bem que dá para se desfazer com poucos anos de uso. “Não é como comprar um carro, que depois de algum tempo é possível trocar. Um apartamento é algo que vai durar um bom tempo. Pensamos em algo que passasse tranquilidade para nós e nossos filhos”, aponta o metroviário. E foi dessa forma que foi baseado o projeto, com foco nas áreas comuns.

A sala de estar, ampliada graças à ausência da varanda, foi uma das apostas do escritório de arquitetura. Foi lá que eles puderam investir em uma novidade que atrai os olhos de quem chega na casa da família. “O painel ripado é o grande destaque deste projeto. Ele camufla quatro portas pivotantes sem maçaneta e proporciona uma unidade ao espaço social”, explica a arquiteta.

O cuidado com o espaço foi tanto, que acabou se tornando uma das partes preferidas de Tarcísio. “Fica difícil achar o que gostamos mais, mas, se for pra eleger algum ambiente, acredito que seja mesmo a sala. As arquitetas conseguiram ampliar o espaço e deram uma nova vida. E quando deixamos as portas da parede de madeira fechadas, praticamente não as vemos”, comenta.

As cores, assim como o restante da casa, foram decididas pelas arquitetas. “Nós falamos mais ou menos o que queríamos, algo mais clean, nada muito forte ou que chamasse atenção. Elas foram indicando algumas tonalidades e fomos escolhendo. Trouxeram também algumas amostras para testarmos”, revela Tarcísio. A aposta em cores ficou mais para os objetos decorativos. “As peças de destaque e com cores são observadas em elementos decorativos, obras de arte, peça do acervo familiar, almofadas, entre outros”, destaca a arquiteta.

Iluminação também foi outro ponto de destaque durante a reforma. “Pensada em conjunto e executada pela loja Light Design, nos preocupamos em despertar sensações e criar cenários. Tivemos um respaldo técnico para que o projeto fosse eficiente, trabalhando a iluminação adequada para cada tipo de espaço”, pontua Nathália.

O resultado final gerou ambientes aconchegantes. “Na sala de jantar, por exemplo, as arquitetas tiveram o cuidado de colocar uma iluminação mais focalizada, assim como em cima dos criados mudos”, revela Tarcísio.

O projeto foi tão bem recebido que, desde que foi finalizada a reforma, permanece o mesmo.

“Não mudamos nada. Está até agora do mesmo jeito desde que foi aprovado, em maio do ano passado”, finaliza o metroviário.