Lazer sustentável Nada combina mais com o espaço para descanso do que a própria natureza; utilizar de seus elementos dentro dos ambientes internos é peça chave

Débora Eloy
debora.eloy@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 20/10/2018 03:00

Durante a edição da CasaCor deste ano é possível notar a aposta em espaços que transmitem tranquilidade. Como o tema deste ano é Casa Viva, nada melhor do que investir em ambientes com muito verde e simplicidade.

No Bangalô da Praia, os quatro ambientes disponíveis mostraram que não é preciso trazer tudo novo para modificar o espaço. Logo na varanda e no living é possível encontrar espaços que resgatam a antiga arquitetura da casa. “Pensamos em trazer conforto e um resgate de memórias sem deixar de lado a elegância”, aponta a arquiteta Sandra Bione, que, junto com Luiz Canto, foi responsável pelo projeto.

Como o local é voltado para o lazer, os arquitetos resolveram que o descanso deveria ser encontrado até na decoração. “Apostamos em tecidos neutros e iluminação aconchegante. Por ser pensado em uma sala para a praia, incluímos uma parede de pedras e palmeiras naturais”, aponta Sandra.

O ambiente já dispunha de vários elementos que foram reaproveitados, como o pé direito mais baixo. “Afundamos um pouco o piso para dar uma ideia de ambiente maior. Como pudemos aproveitar boa parte da decoração já existente, acabou tornando-se um trabalho de baixo custo com um novo olhar”, complementa a arquiteta.

Enquanto isso, a Cozinha do Bangalô projetada pelas arquitetas Marcela Muniz e Juliana Djick esbanjam modernidade. Com inspirações que vêm da Europa, um espaço reduzido ganha um novo olhar. “Pensamos em móveis planejados inspirados na Eurococina de Milão deste ano”, aponta Juliana.

As cores utilizadas destacam o ambiente. “Apostamos no lavanda que contrasta bem com o verde, que predomina dentro e fora da cozinha”, revela Marcela. Os detalhes foram bem explorados. “Precisamos otimizar o espaço, então aproveitamos cada centímetro. Sem deixar de lado a sofisticação, incluímos um painel de aço corten da SteelDecor para dar mais vida ao ambiente”, aponta Juliana.

A sensação de aconchego, comum nas cozinhas brasileiras, pode ser encontrada nas luzes distribuídas pelo ambiente. “Optamos por uma iluminação indireta, com lustres e fitas de led”, revela a arquiteta. As paredes foram pensadas nesse sentido. “Utilizamos um papel de parede que remete a um linho verde, e o piso de porcelanato segue um padrão diferenciado”, finalizada Marcela.

Já na suíte do bangalô, o resgate ao passado proporcionado pela arquitetura original da casa abre espaço para a imaginação. “O local foi inspirado na praia dos Hamilton. A aposta principal foi nos tons pastéis, mais discretos, e no estilo provençal que já é característica da casa”, aponta Tony Pedrosa, arquiteto responsável pela suíte.

Entre os diferenciais do espaço estão tecnologia e afetividade. “Um balanço no meio do espaço pode ser considerado mais um móvel para o conforto do casa. Para o passatempo, a aposta é em uma televisão que desce do teto”, revela Tony.

Quem não dispensa uma piscina, pode encontrar um trabalho diferenciado na CasaCor. O projeto da arquiteta Cynthia Costa para o deck une o mundo moderno com os elementos naturais. O principal atrativo do espaço é, sem dúvida, a sensação de lazer ao ar livre. “Prestigia-se a água, barro e madeira, mantendo o ambiente vivo, capaz de resgatar as boas lembranças desse quintal tão vívido”, aponta.