Tecnologia sustentável Utilizar da modernidade para incrementar a casa, mas sem deixar de lado o contato com a natureza

Débora Eloy
debora.eloy@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 13/10/2018 03:00

As facilidades dentro das residências parecem estar cada vez mais presentes, uma vez que essa praticidade auxilia a enfrentar a correria do dia a dia que demanda cada vez mais tempo das pessoas. A tecnologia, principal aliada, vem como um indicativo de que o futuro já chegou e que ele é repleto de agilidade.

Um dos principais destaques da CasaCor 2018 é a casa de vidro da Vivix. O projeto, do arquiteto Diogo Viana, mostra uma das diversas formas de como se apresenta o futuro para as pessoas. “Com tecnologia e automação, as residências podem ser totalmente personalizadas”, explica.

Com todas as paredes de vidro, a integração com a natureza se dá dentro e fora da casa. O verde, como predominância, pode ser encontrado tanto nas árvores, que ficam ao redor e dentro de casa, como na decoração. “Usamos todos os itens de lançamento. Todas as peças foram pensadas para serem parte da história e trazem a tona a memória do morador”, aponta Diogo.

Com automação de ponta, até o projeto final pode ser visualizado em 3D, através da realidade virtual. “Trouxemos essa experiência para mostrar aos visitantes o quanto a tecnologia tem sido aliada da arquitetura. Com o equipamento é possível passear pela casa, pegar objetos e até testar as luzes do ambiente”, revela Diogo.

Os tons monocromáticos podem ser encontrados na Casa de Vidro, de autoria do arquiteto Diogo Viana. Em seu novo projeto, a aposta foi nos tons de verde, unindo o tema da mostra com a sensação de bem-estar e equilíbrio trazida pela cor.

Mas, não é só a tecnologia que está presente no ambiente, objetos de decoração também fazem parte da decoração e são responsáveis por trazer a afetividade e memória do local, como é o caso da Poltrona Pavão, fa coleção de Diogo, toda trabalhada em madeira.

Com dois ambientes, a casa projetada pelo arquiteto, com o apoio da Vivix, utiliza da funcionalidade como principal preceito. Logo na entrada é possível observar o conforto utilizado na mesa de jantar, com poltronas acolchoadas, tudo em tons de verde.

No segundo ambiente está a sala de estar e a suíte, que, como não poderia ser diferente, também usa e abusa da cor da natureza. O vidro e a transparência também estão presentes, não só na estrutura externa da casa, mas também, nas paredes do banheiro e em detalhes como o pé da cama.

Sofisticação no futuro
Outro espaço que merece destaque no quesito conforto e tecnologia é o Quarto do Casal, da casa principal da CasaCor, assinado por Andréa Calabria. Com uma mobília que consegue unir o passado e o presente, o espaço esbanja comodidade.

A cama é feita em latão e pertence a antiga proprietária do casarão, Rosália Santos. O teto também foi preservado com a finalidade de manter as boas lembranças da época. A aposta de Andréa foi em cores mais neutras, sem deixar de lado a sofisticação, como é o caso do bege queimado e do branco, que são complementadas pela madeira e pelo dourado.

Com o intuito de ajudar no dia a dia, o ambiente utiliza cortinas motorizadas em seda e a penteadeira contém um carregador de celular sem fio. Além dos interruptores de luz inexistentes. Para acender ou apagar basta só tocar em cima do gaveteiro.