Mais espaço para receber Gosto de bolo caseiro de Flávia Falcão é o mesmo, mas a boleria agora tem espaço para quem quer parar no tempo

Débora Eloy
debora.eloy@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 17/11/2018 03:00

Espaços como confeitarias, lanchonetes ou qualquer outro que comercialize comidas geralmente possuem uma decoração característica ou, pelo menos, que segue um padrão que combine com a localização ou o gosto do proprietário. São lugares mais clean, com uma decoração mais simples, ou seguem estilos de outras épocas.

A boleira Flávia Falcão cozinha bolos caseiros há mais de 30 anos sob encomenda. Elas se iniciaram com poucos pedidos de familiares e amigos do filho mais velho. Quando a demanda começou a aumentar, a empreendedora resolveu investir em um local exclusivo para a produção das delícias no bairro das Graças, Zona Norte do Recife, mas sem se preocupar com o espaço para o atendimento. Há 21 anos no mesmo lugar, a procura começou a crescer e foi neste momento que Flávia e a filha e sócia, Marcela Falcão, resolveram apostar em outro local. “Queríamos um espaço maior, mas que não fosse longe de casa, então encontramos este que fica quase na mesma rua do ponto inicial”, explica Marcela.

A escolha da nova loja aconteceu de forma inesperada e no momento certo. “Nós já conhecíamos o espaço, por conta da proximidade que tinha com a nossa loja. No final do ano passado passei na frente e vi a placa de aluga-se. Na mesma hora liguei pra minha mãe e reservamos um local”, explica Marcela. O principal empecilho que impediu o começo imediato do projeto de reforma foi a época do ano. “Como era próximo de Natal e Ano Novo, nós estávamos com muita demanda e sem condições de parar as produções para dar a devida atenção ao novo ambiente”, conta  a filha da empreendedora.

O projeto só começou a andar em janeiro, passadas as festividades, quando Marcela convidou as arquitetas do escritório CMT arquitetura, composto por Cecília Pedrosa, Manuela Gomes e Tatiana Machado, para ficarem à frente da reforma e da decoração. “Nós pensamos em montar algo diferente. Remetendo à casa de vó que toda boleria caseira tem, mas apostando em algo moderno. As meninas conseguiram executar essa ideia com precisão”, diz Flávia.

Do projeto no papel, até chegar ao produto final, foram necessários 10 meses. “Antigamente esse espaço era uma casa de hot dog, o que foi bom porque pudemos aproveitar parte da cozinha, mas foi basicamente isso. Reformamos todo o espaço levando em consideração que Flávia e a filha gostariam de dar uma identidade diferente ao espaço. Até a logomarca foi modificada”, frisa Manuela.

A mudança foi tanta que as arquitetas ajudaram a elaborar a nova logo, dando ideias de cores que combinariam bem com o espaço. “A maioria das bolerias utiliza o mesmo padrão. Nós queríamos mudar um pouco essa cara, sem abandonar de vez a essência da casa de vó. Então escolhemos duas cores chave, o cinza chumbo e o salmão, que dão um ar mais moderno com retrô, respectivamente”, explica Tatiana. Mesmo o cinza sendo uma cor mais pesada, casou bem com o espaço e não deixou o ambiente pesado.

Espaço para imaginação não faltou. Com um local mais amplo, foi possível investir em algo que faltava na antiga casa, espaço para os clientes sentarem e apreciarem as delícias caseiras de Flávia. “Havia um espaço todo aberto, protegido apenas com um toldo. Resolvemos fechar tudo, apostando em vidros para dar uma sensação de mais espaço e fechamos o teto. As arquitetas projetaram um sofá diferenciado e aconchegante e agora a varanda está sempre cheia de clientes”, revela Marcela.

As ideias das arquitetas foram tão bem aceitas que elas tiveram liberdade criativa para investir em diferenciais criados por elas mesmas. “As estantes onde estão dispostos os bolos foram criadas por nós. A cor cobre foi escolhida por passar um ar mais sofisticado e que combina com o espaço. Parte do piso também foi uma invenção nossa. O fabricante só vendia a peça inteira, então cortamos cada uma e depois juntamos formando um padrão diferente. Fizemos o mesmo para o painel que fica atrás do balcão”, revela Cecília.

Os detalhes também não ficaram de fora. “Os quadros que ficam na varanda são fotos tiradas dos próprios pratos feitos por Flávia. Até os banheiros foram pensados para agradar, com detalhes em cobre e pinturas dispostas nas paredes”, finaliza Tatiana.