Pequeno e bem cuidado Apartamentos cada vez menores são um desafio para quem deseja fazer uma decoração diferenciada. A dica é ser o mais funcional possível

Texto: Débora Eloy
debora.eloy@diariodepernambuco.com.br
Fotos: Nando Chiappetta

Publicação: 19/01/2019 03:00

É cada vez mais comum encontrar apartamentos com tamanho reduzido nas grandes cidades. Por causa dos valores mais baixos, ou da grande oferta em um terreno pequeno, a procura por eles também cresce. A independência faz os trabalhadores mais jovens no mercado procurarem um espaço pequeno, por causa da praticidade e da facilidade de administrar o lar.

No entanto, um desafio para quem opta por esses apartamentos é na hora de decorar. Principalmente para quem costumava morar em um  espaço maior e se mudou há pouco tempo. Levar móveis e objetos para a nova casa pode não ser como se imagina. Foi mais ou menos isso que aconteceu com a advogada e tatuadora Paula Sabina, que se mudou para um apartamento em outubro. “Na casa nova nós compramos algumas coisas e outras nós já tínhamos. Precisamos adaptar o que tinha ao espaço disponível”, explica Paula, que mora com a companheira Nathalia Bittencour.

O apartamento da advogada fica no bairro da Várzea e mede 50m2, com dois quartos. Uma das dificuldades, contornada com muita imaginação, foi a escolha e da disposição dos móveis. “O quarto, por exemplo, é muito pequeno. Não cabia a mesa e o guarda-roupas. Tivemos que pensar juntas em outra forma de colocar as mesas para que eu e Nathalia tivéssemos espaço para trabalhar. Então as pusemos na sala. Também tivemos que medir bastante as coisas. Tanto o espaço onde pensamos em colocar o móvel, quanto o móvel ainda na loja”, revela Paula.

Criatividade é a palavra de ordem quando o assunto é utilizar objetos que facilitem no dia a dia. “Colocamos a sapateira perto da porta, o que além de facilitar na hora de chegar e sair, faz com que não fique à mostra. Outro ponto foi a cozinha. Com um design americano, fica junto com a área de serviço. Precisamos pensar bastante onde colocar as coisas. Nós não queríamos fazer sob medida para não gastar mais, não era algo que queríamos para agora. Então, apostamos em caixas organizadoras e decidimos não fazer uma feira muito grande, por não ter onde guardar”, explica a advogada.

Saber escolher o que vale a pena e o que deve ser descartado também faz parte da vida de quem mora em um ambiente pequeno. “Foi tudo pensado em conjunto e fizemos algumas concessões. Na decoração, utilizamos muito do que já tinha e, depois que nos mudamos compramos pouca coisa. Apostamos bastante em plantas e agora temos um espaço só para elas. Fomos fazendo as mudanças aos poucos”, finaliza Paula.

Para a instrutora do curso de Decoração Residencial do Senac, Karlla Simonett, é preciso pensar na decoração da casa a partir dos primeiros cômodos. “O principal está na área de recepção e nos quartos. O apartamento menor concentra muita coisa. Em alguns deles é até possível unir sala, cozinha e quarto em um mesmo espaço. Isso facilita na funcionalidade”, revela. A especialista ainda dá dicas importantes na hora que decorar. “A principal aposta é em cores neutras, mais claras. Essa também é uma dúvida constante dos alunos do curso”, complementa.

Na hora de escolher os móveis certos para colocar no ambiente é preciso saber como eles serão utilizados. “Aposte nos que dão funcionalidade”, enfatiza Karlla. Outra preocupação é com a decoração de objetos. “É preciso ter cuidado com a composição de quadros e é importante  ficar atento para não ‘carregar’ as paredes. O mesmo vale para móveis em excesso. Além de não ficar visualmente legal, ainda atrapalha o deslocamento”, conclui.

Serviço

Curso de Decoração Residencial
Carga Horária: 80h  Início: 21/01/2019  Término: 15/02/2019  Horário: 08h às 12h
Dias na semana: segunda-feira a sexta-feira  Valor Total: R (em até 2x)