As cores do carnaval Decorar um ambiente para a festa mais animada do ano requer brilho e muita alegria. A imaginação também não pode faltar, sem falar na principal inspiração, o frevo

Débora Eloy
debora.eloy@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 16/02/2019 03:00

Faltam duas semanas para o início do carnaval. Para muitos foliões, decorar a casa também é pré-requisito na hora de entrar no clima do reinado de Momo. Cores não podem faltar para exaltar a alegria que vem carregada pela festa, sem deixar de lado itens que simbolizam os cortejos como confetes, serpentinas e a clássica sombrinha de frevo.

As ruas do Recife e região já estão recebendo decorações para aguardar os quatro dias de felicidade. Não seria diferente com as lojas e centros comerciais, que apostaram nas cores das sombrinhas - azul, amarelo, vermelho e verde - como carro -chefe da ornamentação dos espaços. Assim está enfeitado um dos principais centros de compras da região, o Shopping Center Recife.

A decoração do mall foi assinada pela gerente de relacionamentos da Libre Promo, Juliana Martins. O projeto conta com 1.150 sombrinhas de frevo, 850 tiras de serpentina, 2,4 mil metros de fita de cetim, além de, claro, criatividade para harmonizar todo o material de forma a atrair os olhares dos frequentadores e clientes. Ao todo, seis etapas do shopping serão preparadas para o período momesco, o que totaliza aproximadamente 740 metros decorados visando os festejos.

A escolha dos objetos não foi à toa. O ícone maior do carnaval pernambucano serviu de inspiração para Juliana. “Não há como pensar nas comemorações locais sem lembrar do frevo. Como foliã apaixonada pela data usei a paleta de cores das nossas famosas sombrinhas de frevo que, inclusive, são o destaque do projeto de decoração”, comenta. Os corredores do shopping foram tomados por um céu de sombrinhas coloridas, com muito brilho, fitas e serpentinas.

Decorar um ambiente grande como um centro de compras pode ser um desafio. “É importante conquistar no primeiro olhar, deixar um bom impacto inicial. O carnaval pede colorido e alegria. Criamos um estandarte para o shopping e desenvolvemos uma composição bonita aos olhos de quem observa de longe e de perto, com cuidados redobrados no acabamento e instalação”, aponta Juliana.

Mas não são só os olhos que a decoração agrada. O projeto foi pensado para ser amigo da natureza. “Como em todos os meus projetos de decoração para eventos, sempre penso no reaproveitamento. As fitas são de cetim, material de boa resistência que consigo aproveitar em outras datas do ano como o São João, o Natal e o Dia das Crianças. O material ganha nova vida com pinturas e outros revestimentos”, reforça.

Faça você mesmo

Outro ponto de destaque é que toda a decoração é de fácil utilização, ao estilo do it yourself (faça você mesmo) e que pode ser usada em residências ou comércios. “Queremos mostrar que com materiais simples e reaproveitados dá para criar uma decoração colorida e divertida de carnaval para receber amigos e família em casa”, explica a gerente. Ela ainda ressalta a facilidade de realizar a ornamentação. “Todos os elementos deste projeto são fáceis de encontrar. Fica a sugestão de criar um céu de sombrinhas no jardim ou em varandas, enfeitar árvores e plantas com fitas coloridas e se preparar para a festa mais animada do ano”, finaliza.