Representatividade nas festas infantis Diminui a procura por princesas e aumenta a escolha de guerreiras na decoração de aniversário infantil

Publicação: 16/03/2019 03:00

Organizar festa infantil é um desafio não só para os pais, quem trabalha nessa área e tem toda a expertise também se depara com vários desafios. Se antes existia um senso comum em que se dizia que em festa de menino o tema principal eram os super-heróis e para as meninas a escolha eram as princesas, hoje parece que não existe uma definição quanto a isso. A escolha vai mesmo daquilo com o que a criança mais se identifica.

Cada vez mais desenhos possuem como personagem principal mulheres de força e independente. Ou até mesmo personagens secundárias, mas que são autossuficientes e que não precisam da ajuda do herói. Foi isso que aconteceu com a pequena Alice Freitas, de 7 anos, e apaixonada pela Astrid, de Como Treinar Seu Dragão. “Ela é forte, tem um dragão e é lutadora”, comenta Alice.

Mas, a escolha pela Astrid não foi de uma hora para outra. “Ela escolheu o tema com uns seis meses de antecedência. Antes da Astrid, Alice foi de Moana. Ela adora uma boa aventura e, como a sua irmã mais velha, a Bia (9), não tem muita paciência para princesas”, explica a mãe das meninas e artista plástica Sandra Freitas. “A Bia, por sinal, já comemorou um aniversário com o tema Mulher-Maravilha. Já os últimos, ela preferiu algo mais nerd como Legos”, complementa Sandra.

Os temas escolhidos pelas irmãs, inclusive, estão entre os mais procurados como temas de festa infantil, como explica a decoradora e sócia da Garimpe Decore Marcela Montenegro. “As princesas ainda reinam, mas é notável o crescimento de personagens mais focadas e determinadas entre as meninas. Ao lado de Astrid, a Mulher-Maravilha desponta entre as favoritas. Notamos um crescimento na escolha de personagens mais focadas e determinadas como tema das festinhas e, como mãe de menina, acho isso o máximo”, declara.

A mudança no foco das meninas vem junto com a modificação da Disney em relação aos seus filmes. “Há cerca de dois anos houve uma maior procura pelas heroínas, mais ou menos na mesma época em que o estúdio começou a apostar mais nesses tipos de ‘princesas’”, destaca Marcela.

A procura por mulheres que representam força, seja no cinema ou na TV, para serem temas de festas infantis é reflexo do investimento das grandes empresas em dar destaque às heroínas em filmes, assim como a aposta em filmes exclusivos para elas. Para as aficionadas pela Disney não faltam exemplos como Elsa (Frozen), Merida (Valente), Moana e Malévola. E, para quem quer resgatar os filmes clássicos existe ainda Pocahontas, Mulan e Esmeralda (O Corcunda de Notre Dame) que são exemplos de mulheres de destaque.

Para quem prefere outras heroínas mais estilo Marvel e DC, os estúdios também estão apostando nas mulheres como protagonista. O caso mais recente de sucesso foi com a Capitã Marvel que bateu recorde de bilheteria, mesmo contra todas as expectativas. Outros exemplos que inspiram neste universo são Viúva Negra, Gamora, Jessica Jones e Peggy Carter da Marvel, além de Mulher-Maravilha, Ravena e Mera da DC.

Estes são só algumas das muitas mulheres da filmologia que servem de inspiração para as festas infantis. Isso só prova que as últimas produções cinematográficas, que andam alinhadas com os os movimentos de empoderamento feminino são, em parte, responsáveis por isso. “Como decoradora, especializada em festinhas infantis, precisamos acompanhar os lançamentos da telona. E da telinha também. Desenhos, filmes e brinquedos, como a boneca LOL, lançam tendências vistas na mota, material escolar, nas festinhas, etc”, comenta Rafaela Lemos, sócia de Marcela e Ana Helena na Garimpe.

O rosa também perdeu espaço como cor predominante nas festas de meninas. Na hora de decorar, a dica é apostar em elementos que combinem com a cartela de cores do universo do personagem. “Você pode deixar a imaginação solta e montar uma combinação divertida com balões, toalhas de mesa, suporte para doces, entre outros. Outra dica é aproveitar os brinquedos da criança para fechar com chave de ouro a decoração”, explica Marcela. “Tudo isso fica mais bonito quando a criança participa”, finaliza.