Arquitetura & Negócios (20/04) THORPEDO: "O impossível está a um passo da nossa superação, a partir do momento que nos superamos algo impossível se realiza.", Sérgio Pinheiro

COM ANA CLÁUDIA THORPE
anathorpe@gmail.com | Instagram: @anaclaudiathorpe

Publicação: 20/04/2019 09:00

Projeto da semana
A arquiteta Luciana Cavalcanti é uma apreciadora e estudiosa em artes plásticas e nesse projeto de um apartamento fez o uso de obras de arte com precisão e sensibilidade em todos os cômodos. A paleta de cores utilizada foi neutra, como os cinzas e beges, o que permitiu que os elementos importantes da decoração se destacassem.  Valorizar as obras de arte é sempre um ponto forte para qualquer projeto. A arte dá vida, cor, personalidade e emoção, ajudando a transformar um projeto em um lar.  Junto a isso, uma cor em um mobiliário específico ajudou a deixar a ambientação mais leve e descontraída. Um luxo!

Giro business - ESPECIAL MILÃO
A coluna preparou para você um especial da maior feira de arquitetura e design do mundo que aconteceu semana passada em Milão. Para isso convidamos o arquiteto André Carício para ser nosso correspondente. “Muito espaço para a cor! A Feira de design desse ano em Milão explorou muito as cores nos móveis.  A Missoni sempre com o seu colorido e que já é uma característica, trouxe novidades monocromática em tons de cinza. Já a marca Moooi, não surpreendeu como nos anos anteriores, mas trouxe inovações nos tecidos como o jeans e couro natural com tecnologia em tingimento em tons de azul. As cores desse ano foram o azul e o verde, que estiveram muito presentes no espaço de Paola Lenti que estava imperdível. Destaque para a B&B Itália, Vitra, Poliform, e a Katell que trouxe uma linha de cadeiras em madeira e com uma pegada bem minimalista”, relata o arquiteto.

PAISAGISMO
Modernas e elegantes, as fachadas verdes protegem o imóvel do vento e da chuva, da poluição e de ruídos. Os projetos de arquitetura e design estão mudando, e cada dia mais estão incluindo projetos paisagísticos nas fachadas verticais, com uma maior variedade de plantas e árvores, mudando a arquitetura das cidades e agregando mais valor às construções. Um exemplo é o Arbo Cabral, empreendimento da MDGP Incorporações, em Curitiba, que conta com icônicos jardins sinuosos e sacadas com árvores, que sobressaem na fachada, projetado pelo renomado escritório de paisagismo Burle Marx (que carrega o DNA e o trabalho do mais importante paisagista brasileiro, Roberto Burle Marx). Vamos torcer pela tendência chegar por aqui!