Diferencial nas escolhas DeAaZ Decor, montada no shopping Paço Alfândega, valoriza artistas da região e aposta na parceria dos arquitetos, que dividem espaços entre si

texto: Debora Eloy
debora.eloy@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 25/05/2019 03:00

Enquanto, na maioria das mostras, os arquitetos dividem os ambientes entre si, seja por comum acordo seja por sorteio, a Mostra DeAaZ Decor, montada no Paço Alfândega, Bairro do Recife, que vai até segunda -feira (27), aposta na curadoria e no conhecimento do trabalho dos arquitetos para determinar os espaços a serem trabalhados. “Convido os arquitetos e, dependendo do estilo de cada um, escolho o ambiente que eles irão projetar. No final, fica tudo perfeito”, destaca Ana Cláudia Thorpe, curadora do projeto.

O evento chama a atenção do público para o diferencial logo na entrada, com uma bicicleta  em cima de um carro utilitário esportivo de um lado e uma piscina do outro. Daí é possível  perceber o diferencial que a DeAaZ Decor propõe. Sem falar na estrutura montada, que possui, inclusive, um sistema construtivo de gesso nos ambientes.

Outro ponto de destaque da mostra é a exclusividade dos arquitetos, que, por vezes, já são nomes consolidados no mercado. “Vários deles não participam de outras exposições há muito tempo. São profissionais já reconhecidos e que não têm interesse em participar de outros projetos”, aponta Thorpe.

Para quem deseja conforto e comodidade, a suíte master, projetada pela arquiteta Lucia Helena Andrade Lima, é lugar certo. Ela traz cores neutras que se complementam com os quadros expostos nas paredes do artista pernambucano Romero Andrade Lima.

A valorização dos artistas nordestinos está entre os pontos fortes da Mostra DeAaZ Decor deste ano. Em peças espalhadas nos ambientes da mostra estão representados artistas como Demétrio Albuquerque, piauiense e responsável pela criação do monumento Tortura Nunca Mais, localizado na Rua da Aurora.

O cuidado com a comodidade e a facilidade é visto em cada ambiente. Prova disso é que cada um dos quartos conta com uma varanda particular. A maior disponível, não por surpresa, é a da suíte master. O espaço foi projetado em conjunto pelas arquitetas Conceição Leda e Ilka Rosas.

Com espaço suficiente para compor dois ambientes, estar e recanto de chá, o destaque fica por conta do biombo de aço de carbono e dos espelhos da Artefacto, loja de móveis que, pela primeira vez, expõe seus produtos em uma mostra. A sofisticação também fica evidente no piso marmorizado e no revestimento em espelho que cobre a parede divisória.

Tecnologia
Aproveitando tudo aquilo capaz de proporcionar conforto, nada melhor do que unir arquitetura e tecnologia. No Ateliê em homenagem a Thina Cunha, os arquitetos Guilherme Eustachio e Daniela Lins inovaram na forma de apresentar o espaço. Eles investiram na tecnologia para que o público pudesse saber mais sobre o trabalho realizado, o escritório e a artista homenageada. E de um jeito inovador. Tudo está disponível por meio de um QR Code que, com o uso de um smartphone, o público pode ter acesso às informações complementares. Este recurso está sendo utilizado pela primeira vez na Mostra DeAaZ Decor.

Personalização
Que cada ambiente possui um toque do arquiteto responsável isso é fato. Mas o diferencial na aposta do Lounge projetado por Sheyla e Eric Perman está nos móveis desenhados pelo arquiteto, que também é designer, e tem uma pegada mais coorporativa. Uma pegada que segue o tema principal da mostra, que é o os 100 anos da Escola de ArteBauhaus.

“Vários arquitetos da mostra não participam de outras exposições há muito tempo. São profissionais já reconhecidos”
Ana Cláudia Thorpe, Curadora da mostra