Prático e possível Projetos da mostra RioMar Casa 2019 apostam no que é funcional e simples, tendo como base a possibilidade de modificações futuras, uma das exigências atuais

Débora Eloy
debora.eloy@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 18/05/2019 03:00

Em geral, mostras de tendências nas diversas áreas apontam para algo mais futurista. Exemplo são os desfiles de moda, nos quais é frequente se deparar com modelos usando roupas incomuns para o dia a dia. Recurso empregado para evidenciar o que vai prevalecer naquela estação.

Na arquitetura, isso acontece em algumas exposições. Mas na RioMar Casa 2019, a pegada é o funcional, o mais simples e, mesmo que seja diferente, o possível de ser utilizado. Com o intuito de modernizar a cada edição e, até mesmo, evoluir durante a própria mostra. Por isso, a aposta principal é na estrutura dos ambientes. “Utilizamos um mobiliário fixo, mas multifuncional. E uma base que possa ser modificada depois”, explica  Luana Fazio, que, junto com Tita Seabra e Teresa Loyo, assina o espaço Sala de estar com jantar principal.

Modernidade é base do banheiro do casal, ambiente projetado pela designer de interiores Camila Bittencourt. O intuito era criar algo que trouxesse tranquilidade. “A ideia foi trazer um spa para dentro de casa, com revestimentos naturais e cor de concreto. Para dar mais paz, a iluminação possui possibilidades com uma geral ou indireta”, destaca a responsável pelo projeto.

Apostando na contemporaneidade, o banheiro do casal une o conforto com o prático. “O mobiliário é contemporâneo e os espelhos foram desenhados por mim. A paleta de cores escolhida foi uma mais neutra, deixando o destaque das cores por conta dos objetos”, aponta Camila. Resultado: um banheiro clean com toques de sofisticação e, claro, o verde presente em detalhes.

A natureza está presente em uma árvore grumixama próxima à banheira e nas orquídeas que são uma peça carimbada nos projetos da designer. “Procuro sempre encaixar essas flores nos meus trabalhos porque acredito que passem delicadeza e leveza para o ambiente”, aponta. Por serem de fácil manutenção e cuidado, a escolha das plantas para o ambiente é bem propícia.

Sofisticação e praticidade também podem ser vistas na cozinha principal da mostra, idealizada pela arquiteta Ana Paula Vasconcelos. “Me inspirei na casa da minha avó para criar um espaço que dá para reunir a família. A forma como está exposta a cozinha dá para integrá-la com a sala de estar”, explica a arquiteta. Por ser um espaço mais amplo, a imaginação pode ser colocada à prova na cozinha.

Apesar de um novo modelo de residências menores estar crescendo cada vez mais, a pegada pode permanecer a mesma. “Como todos os móveis são planejados e a empresa é daqui da região, fica mais fácil adaptar ao que o cliente necessita, sem precisar demorar dias para entregar o produto e caso necessite de mais alguns dias para ajeitar algo que esteja fora do esperado”, destaca Ana Paula. Segundo a arquiteta, enquanto alguns espaços que possuem móveis planejados levaram cerca de três dias para ficarem prontos, a cozinha já estava preparada para receber os visitantes em menos de um dia.

Por outro lado
Enquanto a maioria dos projetos mostra ambientes possíveis de serem criados sem muitos problemas, existe um, em particular, que mostra as principais tendências de forma mais diferenciada. Os arquitetos José Roberto Gouveia e Carol Azevedo ficaram responsáveis por montar o espaço instagramável em conjunto com a A3 Revestimentos. “Papel de parede testa as sensações. Então, decidimos criar um conceito que seria apenas um showroom. Queríamos criar um espaço onde as pessoas que chegassem e gostassem do lugar pudessem divulgar nas redes sociais”, destaca Roberto.

Dentro do espaço foram montados vários ambientes, cada um com um papel de parede específico e uma pegada mais de cabine de fotos. “A ideia é sempre levar algo novo como balões, origamis e outras coisas. Mostrar as cores e texturas que estão em alta. Existem materiais pintáveis que podem mudar até três vezes as pinturas”, aponta Carol.

O mobiliário é clean e mais enxuto, para dar destaque às paredes diferenciadas. “O grande protagonista é mesmo o papel de parede. Até a iluminação foi pensada para isso, para destacar o material e ser boa para fotografias. Para isso testamos diversas formas”, finaliza Roberto.