Arquitetura & Negócios (13/07) THORPEDO: "Sábio é o homem que chega a ter consciência da sua ignorância" Barão de Itararé

COM ANA CLÁUDIA THORPE
anathorpe@gmail.com | Instagram: @anaclaudiathorpe

Publicação: 13/07/2019 03:00

Projeto da semana
Com uma vista incrível da praia de Boa Viagem, em apenas 52m², a funcionalidade tornou-se a sofisticação para criar este apartamento, projeto dos arquitetos Sonia Beltrão e Gabriel Beltrão, que teve como proposta estar, jantar e cozinha gourmet integradas, proporcionando funcionalidade, conforto e alto astral de qualquer ângulo. Os tons metálicos e o azul dão a personalidade ao projeto e abrem suas portas para o oceano. O espelho estrategicamente posicionado ajuda a ampliar o espaço. Encantador!
 
Giro business
A MUMA nasceu da vontade de levar o melhor do design de móveis e acessórios de decoração para Recife. Um portfólio com profissionais emergentes e consagrados do mundo todo, em produtos com design autoral como Humberto da Mata, Guto Índio da Costa, Marcelo Rosenbaum, Karim Rashid, entre outros nomes de peso compõem sua galeria de produtos. Vendo muitos clientes buscando móveis em São Paulo e até em Miami, o arquiteto Matheus Ximenes Pinho resolveu abrir em 2014 um e-commerce que pudesse, a princípio, atender a região Nordeste e hoje atua em todo o Brasil. Na foto o Pufe Glória Retangular um dos itens comercializados pela marca.
 
POLAROID
No Programa Ana Cláudia Thorpe Entrevista de hoje converso com Dr. Luciano Almeida, gestor do RealLab, na sequência a jornalista e escritora Rachel Motta e encerrando a noite, Up Town Blues Band. Na TV Nova/Cultura, canal 22, as 20h45.

Fórum
São Paulo será a nova casa do Fórum Mundial Niemeyer. Com o grande sucesso da primeira edição, no Rio de Janeiro, o II Fórum acontecerá no Memorial da América Latina, entre os dias 26 e 30 de agosto. O Fórum Mundial Niemeyer- é um evento em prol de uma sociedade e cidades mais justas, inclusivas, sustentáveis, eficientes e democráticas, sua primeira edição reuniu 31 Palestrantes do Brasil e do exterior. “O Prêmio Global Niemeyer é uma premiação de âmbito internacional que tem como objetivo promover e laurear a excelência de ações e projetos de políticas urbanas, culturais e científicas, pretendendo honrar o legado humanístico do meu bisavô, que sempre manteve um claro discurso político em favor de um mundo mais solidário. E ao homenagear práticas bem-sucedidas no âmbito da arquitetura, urbanismo e outras categorias, daremos voz a projetos de cunho social, técnico e artístico-cultural democráticos que precisam de atenção para maior visibilidade e apoio”, declara Paulo Sérgio Niemeyer – presidente do Instituto Niemeyer de Políticas Urbanas, Científicas e Culturais.

COWORKING
Com projeto da arquiteta Daniela de Melo, a segunda unidade do Workhall, no bairro do Parnamirim, abre no próximo dia 18 de julho. Como diferencial, Daniela aposta na varanda gourmet, um espaço totalmente climatizado que favorece a integração e o atendimento. Ao formatar o projeto da nova unidade, a arquiteta projetou em um ambiente que estimule a criação e a produção com conforto.

Dica decor
Com a proposta de oferecer produtos modernos e ótimo custo-benefício, a Lorenzetti desenvolveu a linha de torneiras plásticas Flatt, com desenho minimalista, ressaltado pela bica sofisticada e pelo match perfeito com o corpo. A peça harmoniza traços retos e curvos e o formato haste da manopla facilita o acionamento, compondo o conceito de design funcional.

Made in Pernambuco

A 20ª edição da Fenearte, que fica em cartaz até amanhã, tem duas praças assinadas pelos alunos de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Esuda. As praças intituladas, “A magia não acontece sem você” e “Ritmos do Ganzá” trazem a cultura da ciranda, homenageando cantadores como Dona Duda e Mestre Baracho. Os projetos foram coordenados pela professora Cláudia Tavares. As propostas dos nove estudantes envolvem a união do design, conforto, artes, sustentabilidade e demais reflexos vivos hoje na cultura pernambucana. Madeira, cordão de sisal, palmeiras, bambu e materiais biodegradáveis reforçam perspectivas relacionadas à ciranda em suas diversas formas.