Arquitetura & Negócios (17/08) THORPEDO: "Eu tenho medos bobos e coragens absurdas.", Clarice Lispector

COM ANA CLÁUDIA THORPE
anathorpe@gmail.com | Instagram: @anaclaudiathorpe

Publicação: 17/08/2019 09:00

Projeto da semana
Uma casa em Gravatá, projetada para um casal e seus filhos adolescentes, ganha mil metros de área numa reforma realizada pelos arquitetos Zezinho Santos e Turíbio Santos, passando de 450 para 1.500 metros quadrados. A área social foi totalmente integrada e projetada para a convivência familiar e de amigos.
Na ambientação, vários móveis desenhados sob medida aparecem lado a lado com peças do design, assinadas por nomes como Sérgio Rodrigues e os irmãos Ronan e Erwan Bouroullec. Além das obras de artistas plásticos e artesãos como Sil de Alagoas e Francisco Brennand que lideram um acervo de grandes nomes.

Museu abre edital
MM Gerdau oferece até R mil reais para artistas e pesquisadores para celebrar os 9 anos de atividades, o Museu das Minas e do Metal (Belo Horizonte/MG) abrirá suas portas para uma ocupação criativa e democrática de seus espaços. Em caráter inédito, a instituição anuncia o lançamento do Edital CoMciência - Ocupação em Arte, Ciência e Tecnologia. As inscrições podem ser feitas até o dia 22 de agosto no site do programa:
www.programacomciencia.org.br.

Dia da fotografia
A data é comemorada no dia 19 de agosto e foi em 1837 que o francês Louis Daguerre fez uma das primeiras fotografias da história, registrando, com sua câmera, segundo a Britannica Digital Learning, imagens sobre placas metálicas chamadas daguerreótipos. A coluna homenageia todos os fotógrafos que registram nossa história no seu dia a dia através das lentes de Soares Jr. e essa imagem fantástica do Recife.

TALK SHOW
No Programa Ana Cláudia Thorpe Entrevista deste sábado converso com o Dr. Alberto Nicodemos, sobre o Real Cardiologia, na sequência a arquiteta e empresária Márcia Nejaim fala sobre sua nova loja e na canja da noite a revelação do samba pernambucano, Tony Nogueira. Às 20h45, na TV Nova/Cultura, canal 22. Te espero lá!

GIRO BUSINESS
A CASACOR RIO edição 2019 inicia neste domingo, no histórico prédio do Touring Club, na Praça Mauá. A edificação de estilo art déco foi projetada pelo mesmo arquiteto do Copacabana Palace, o francês Joseph Gire. O Paludário é um local criado de forma diferenciada pela paisagista Rayra Lira, da JLira Green Life, para manter juntos os ambientes aquáticos e terrestres em harmonia, misturando peixes, répteis e anfíbios. A Mostra fica em cartaz até 29 de setembro.

Dica decor
A Breton, referência no segmento de móveis e objetos de decoração de alto padrão, apresenta ‘Cores de Breton’ durante o Design Weekend 2019, maior semana de Design da América Latina, que tem início amanhã, em São Paulo. São cores, do ecossistema, combinações de tonalidades dos animais e das plantas representando os biomas brasileiros, Pampas, Mata Atlântica, Amazônia, Cerrado, Caatinga e Pantanal. Cada cor escolhida está associada e representada em peças assinadas por Estúdio Rain, Estevão Toledo, Carol Gay, Paulo Niemayer, Bianca Barbato, Daniel Simonini, Danilo Lopes, Estúdio Breton, Bruno Simões, Reinaldo Lourenço e Mula Preta, Murilo Weitz e Giácomo Tomazzi.  O conceito da intervenção visual que será instalada na loja fica por conta do Artista Plástico, Ale Mazzarolo. Um luxo!

MADE IN PERNAMBUCO
O Shopping Patteo Olinda foi projetado pela pernambucana Perman Arquitetura, que tem à frente o talentoso Eric Perman.

WEIL AM RHEIN EM SAMPA
Um dos prédios mais icônicos da cidade de São Paulo, na Avenida Cidade Jardim, 924, assinado por Paulo Mendes da Rocha, recebe uma exposição de fotos exclusivas sobre o Vitra Campus. A mostra, que contará a história cronológica do parque de arquitetura em Weil am Rhein, onde desde 2010, outras obras foram assinadas por renomados designers e arquitetos no entorno, como a arquiteta iraniana Zaha Hadid, como também foram construídos o VITRAHaus pelos arquitetos Herzog & de Meuron e a aclamada flagship store da VITRA. Com entrada gratuita, a exposição fica em cartaz até o dia 25 e é programa imperdível para os fãs de arquitetura e design.