Projetos pensados para resolver A primeira edição do Casa Decor Show traz uma proposta diferente aos eventos de decoração e arquitetura, destacando contato entre consumidor e arquiteto

Débora Eloy
debora.eloy@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 21/09/2019 03:00

Desde a concepção, a Casa Decor Show tem uma proposta de se diferenciar dos demais eventos de arquitetura e decoração do estado. Isto porque, mais do que ser uma vitrine de projetos de nomes renomados, a mostra busca trazer o público para perto do produto final, para que ele possa negociar aquilo que deseja diretamente com o projetista e com as empresas do ramo.

Pensado para atender principalmente as classes média e média alta, a Casa Decor Show tem como norte decorações reais que estejam ao alcance do público. “O projeto nasceu com um viés de feira. Para vender diretamente ao público. Com diversos formatos, sem ser algo engessado, que o cliente possa montar o que ele deseja ou já sair com a ideia pronta”, destaca a idealizadora e curadora do evento, Carlota Guerra.

A escolha dos arquitetos também enfatiza o diferencial do evento, que busca sempre a inovação e uma forma de conectar o público com os responsáveis pelos ambientes. “Buscamos jovens arquitetos, que estão em começo de carreira ou que tenham menos de 15 anos de profissão. São aqueles que estão entrando no mercado agora, alguns já consolidados, outros procurando se estabelecer”, aponta Carlota. Ao todo são 128 profissionais e 160 empresas reunidas em um só lugar.

O principal diferencial está na disposição dos estandes. Desde a casa principal, que possui três apartamentos completos na área urbana, até a área do mar os ambientes estão expostos em diversos tamanhos, totalizando 50 espaços. Desde projetos menores com menos de 35 metros quadrados que mostra que é possível otimizar todos os espaços, até lugares maiores com mais de 50 metros quadrados, onde a imaginação pode aflorar mais, são encontrados na Casa Decor Show.

Outro ponto alto do evento é  que alguns espaços estão em contêineres e, por isso, o projeto pode ser levado do jeito que está para onde o cliente desejar. Um exemplo é o conceito de bar da praia, que foi desenvolvido para ser comercializado inteiramente da maneira pela qual foi exposto, mas que também pode ser vendido em partes. Esse é outra característica do evento - a modulação da compra que parte do desejo do cliente.

Dentro da feira estão reunidos não apenas os arquitetos e designers responsáveis pelos projetos. As empresas que disponibilizam os materiais, sejam eles móveis ou até mesmo itens de consumo, também estão presentes na mostra, facilitando a pesquisa ou compra do interessado.

Em uma área total de 1,8 mil metros quadrados,² a escolha de fazer o evento dentro do Shopping Recife não foi à toa. “Estar em um centro comercial consolidado como o Shopping Recife é mais uma forma de tornar o evento acessível. Inclusive com a entrada gratuita para quem tiver interesse de conhecer o espaço”, destaca a curadora.

O evento, que vai até o dia 29 de setembro, não busca apenas o público de Pernambuco. Pessoas de todo o Nordeste já visitaram o espaço, de acordo com a organização. Mas não é só de mostra de decoração que é feita a Casa Decor Show. A exposição também reúne outras atividades em áreas como design, tecnologia, mercado imobiliário, automobilismo, moda. A programação ainda inclui palestras, workshops e o Festival Gastronômico do Nordeste.