Feiticeiras do bem No cinema, elas são apresentadas como boas e más. Mas na vida real, esses seres são pessoas normais, como a gente, que têm uma forte ligação com a natureza

Publicação: 31/10/2015 03:00

Malévola era malvada no desenho e virou boa no filme (WALT DISNEY PICTURES/DIVULGAÇÃO)
Malévola era malvada no desenho e virou boa no filme

Apesar de ser mais tradicional nos Estados Unidos, o Halloween também é comemorado no Brasil hoje, 31 de outubro, com o nome de Dia das Bruxas. É quando crianças e adultos vestem fantasias de fantasmas e monstros para participar de festas e assustar quem estiver por perto. Essa cultura nasceu com um antigo povo europeu (os celtas) e marca a virada de ano deles. Eles acreditavam que neste dia eram abertas portas entre o reino dos mortos e o dos vivos.

Mas e as bruxas? Acredite ou não, elas não são apenas aquelas mulheres feias de nariz grande que voam em vassouras nos contos de fadas. As bruxas existem até hoje e são pessoas normais, como você e eu. Mas não precisa ficar com medo, pois elas não têm poderes mágicos. São mulheres tranquilas, que defendem um relacionamento de respeito com a natureza, de onde acreditam que vem a verdadeira força.

Todo mundo sabe que existem pessoas boas e más. Assim também são as bruxas. Nos filmes e livros elas se apresentam de formas diferentes. Malévola (foto), por exemplo, é apresentada no desenho da Bela Adormecida como a maior vilã da Disney. Já no filme com Angelina Jolie, descobrimos que ela é uma bruxa boazinha.

Bruxas Más
"A magia tanto pode ser usada para o bem como para o mal", assim diziam os irlandeses séculos atrás. Dizem as lendas que as feiticeiras faziam poções para ganhar amor, beleza ou dinheiro, em troca da alma dos seus clientes. Para se livrar do feitiço, só com a ajuda mágica de uma bruxa má. Úrsula (do filme A pequena sereia), por exemplo, engana Ariel, quando a princesa a procura para ajudá-la a conquistar seu grande amor. Em Branca de Neve, a Rainha Má envenena a princesa para se tornar a mulher mais bela do reino. No filme Convenção das bruxas, a feiticeira Eva transforma crianças em ratos.A Cuca assusta os moradores do Sítio do Pica-Pau Amarelo. Você tem medo delas?

Bruxas Boas
A saga Harry Potter mostrou um outro lado da bruxaria para as crianças e provou que os magos podem ser bonzinhos. Hermione, a melhor amiga de Harry, é uma das personagens favoritas dos fãs. Para saber se uma bruxa praticava a magia branca, bastava olhar para sua casa. Flores, borboletas, animais de estimação e limpeza eram sinais de bondade. Sujeira, sapos, aranhas e mato, sinais de maldade. Se alguém tentava prejudicar uma bruxa do bem, ela não enfeitiçava ninguém. Apenas pregava peças, como virar as roupas do avesso, como faziam as aprendizes de feiticeiras Alex e Sabrina. No Hotel Transilvânia 2, elas são as camareiras. Morgana e Dona Clotilde arrancam risadas com suas trapalhadas.