A culinária é uma gostosa diversão Familiarizar as crianças com a cozinha é uma boa estratégia para fazer com que se alimentem bem

Emannuel Bento
emannuelbento@gmail.com

Publicação: 18/08/2018 03:00

O costume diz que as crianças devem ficar na sala de estar esperando os pais prepararem as refeições na cozinha. Quando a comida já está na mesa, muitas vezes há uma dificuldade para que elas comam tudo, principalmente legumes e verduras. Uma forma de evitar que isso aconteça é fazer com que os pequenos participem mais do ambiente da cozinha, desenvolvendo mais conhecimento e entendendo a importância dos alimentos desde cedo.

Esse inicio na cozinha pode começar mais cedo e de forma mais divertida. A nutricionista Elueni Costa explica que as crianças estão dispostas a ajudar e aprender. “A criança ainda está descobrindo o paladar, então quando ela vai para o ambiente da cozinha, começa a descobrir como são os alimentos e a importância deles na refeição. O antes, durante e depois das receitas podem ajudar muito nisso.” Essa parceria pode começar desde cedo, como prova a jornalista Carla Farias, que faz desenhos com pedaços de fruta no prato, sempre que vai dar o lanche ao seu pequeno Arthur, de um ano. O menino se diverte e come melhor.

As receitas não precisam ser difíceis e as crianças podem ajudar como assistentes. “É importante essa troca, pois vai criar um hábito e fazer com que a criança participe mais dos eventos. Vai mostrar que comer não precisa ser uma tortura”, diz a nutricionista. As receitas mais indicadas são saladas de frutas, carnes e biscoito.

Alana Pantaleão, sete anos, gosta de ajudar a mãe na cozinha. “Eu peço para ajudar e ela gosta, porque eu já começo a aprender as coisas. Na hora de comer, se torna ainda mais legal porque foi algo que eu ajudei a fazer”, diz a menina, que gosta de bater a massa do bolo e fazer bolinhos de queijo. Ela ressalta que a presença de um responsável na cozinha é importante. “Nunca faço nada sozinha, porque pode ser perigoso”.
 
Receitas
 
MUFFIN DE BANANA


A receita de muffin de banana com gotas de chocolate é gostosa e nutritiva. Seu principal ingrediente é a banana, rica em fibras, fonte de potássio, magnésio, cálcio e vitamina C. Ajuda na digestão, melhora o humor e a saúde da pele e dos ossos.

Ingredientes:
3 bananas maduras amassadas
1 ovo
1 xícara (200g) de açúcar demerara
1 xícara (130g) de farinha de rosca
1/3 de xícara (35g) de cacau em pó
1/2 de colher de chá de fermento
1/2 de colher de chá de bicarbonato de sódio.
1/2 xícara (120ml) de água morna
1/4 de xícara (60ml) de leite
1/4 de xícara (60ml) de óleo vegetal

Modo de preparo:

Ligue seu forno em 180ºC. Em uma tigela grande, penere o açúcar, a farinha, o cacau, o fermento e o bicarbonato, tudo junto.

Em outra tigela, bata levemente o ovo. Acrescente a banana amassada, a água morna, o leite e o óleo. Mexa.

Misture os ingredientes úmidos aos secos, mexendo bem com uma espátula.

Divida a massa entre as forminhas de papel, vá preenchendo até 3/4 de cada uma e por fim coloque as gotas de chocolate por cima dos muffis. Asse por 18 minutos, ou até que um palito inserido no centro de cada muffin saia limpo. Rende cerca de 10 a 12 muffins.
 
COXINHA DE MACAXEIRA

A macaxeira é utilizada em muitas receitas no Nordeste. É uma rica fonte de fibras, vitamina C, zinco e ferro. Ajuda no funcionamento no intestino, além de substituir a farinha branca, que é cheia de conservantes e é um dos principais causadores de alergia alimentar na infância.
 
Ingredientes
1 kg de macaxeira
1 peito de frango
Sal a gosto
Pimenta a gosto
Farinha de rosca (suficiente para empanar)
1 xícara de leite
 
Modo de preparo

Cozinhe a macaxeira, passe no espremedor e coloque sal a gosto.

Cozinhe o peito de frango, desfie e refogue com temperos a gosto.

Depois, molde as coxinhas e passe-as no leite e na farinha de rosca.

Coloque na forma, sem untar e asse a 180º C por uns 30 minutos.