Um mundo de descobertas Mundo Bita traz ao Recife seu novo show, que une o mais recente trabalho com sucessos de produções anteriores

texto: EMANNUEL BENTO
emannuelbento@gmail.com

Publicação: 22/09/2018 03:00

Um verdadeiro sucesso entre as crianças de todo o país, a animação pernambucana Mundo Bita vai estrear uma nova temporada de shows neste fim de semana, no Teatro Luiz Mendonça, em Boa Viagem. O espetáculo terá cenários novos, músicas inéditas e muita interação com o público. Desta vez, a temática é Viva as descobertas, trazendo uma história sobre a vontade que as crianças têm de aprender sobre o mundo. Os personagens Bita, Tito, Dan e Lila aparecerão no palco, enquanto Flora cantará músicas como Fazendinha, Trem das estações, Nossa casa e Tô dodói.

João Henrique, roteirista do espetáculo, conta que o Mundo Bita reinventa seus shows todos os anos. “No ano passado, falamos sobre a imaginação. Agora, queremos trabalhar a curiosidade, a vontade que as crianças têm de aprender. Tudo tem uma relação muito forte com nosso produto principal: os clipes musicais. As músicas se propõem a ter um caráter muito educativo e divertido.”

Ele explica que o repertório foi todo montado de acordo com o que a Mr. Robot (empresa que produz a animação) costuma escutar dos fãs. “Gostamos de saber o que eles querem nos shows. Os shows trazem toda a caminhada do Bita, do primeiro álbum (de 2013) até o atual”.

Atualmente, o Mundo Bita acumula mais de dois bilhões de visualizações no YouTube e está presente em plataformas como Discovery Kids, Netflix, TV Brasil, Deezer e Spotify. Recentemente, também começou uma expansão internacional ao criar conteúdo em espanhol, língua com falantes em toda a América Latina. No primeiro semestre do próximo ano, também lançará novas versões em português europeu.

Chaps Melo, diretor de criação do Mundo Bita, conta que fica feliz com a repercussão da animação, que está concorrendo ao Grammy Latino na categoria Melhor Álbum Infantil. “O retorno é algo mágico. O carinho que as famílias possuem com a marca é incrível, pois o produto criou um laço afetivo com essas pessoas. Acho que o modo como nos comunicamos ajuda nisso. Falamos de coisas positivas, bons hábitos.”

Em novembro, o Mundo Bita lançará um projeto (livro e clipe) para o mês da Consciência Negra, com foco no personagem Dan. O livro será escrito pelo ator Lázaro Ramos, com ilustrações da pernambucana Ianah Maia. De acordo com João Henrique, o clipe poderá ter participação de um(a) grande artista nacional. “Ainda não podemos contar, mas temos esse sonho. É um projeto com importância social muito grande e conseguimos envolver pessoas que admiramos muito”, conta.

Serviço
Show Viva as descobertas
Onde: Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu (Avenida Boa Viagem, Recife)
Quando: sábado e domingo, às 15h e 17h
Quanto: R$ 70, R$ 35 (meia), à venda nas lojas Tip Top (shoppings Recife e RioMar) e Bilheteria Digital.
 
DVDs
 
BITA O OS ANIMAIS (2013)

No primeiro DVD da turminha, cada canção aborda um ambiente e seus bichos. Da fazendinha ao fundo do mar, do safari à época dos dinossauros.

BITA E AS BRINCADEIRAS (2014)
O segundo traz músicas que estimulam as crianças a brincartem de forma saudável. Recebeu o prêmio Disco de Ouro pela Sony Music.

BITA E O NOSSO DIA (2015)
O terceiro álbum aborda diferentes momentos da rotina infantil, estimulando as crianças com poesia e diversão.

BITA E O CORPO HUMANO (2016)
Cada uma das partes básicas do corpo humano é apresentada com criatividade através dos clipes musicais em desenho animado neste quarto disco.

BITA E A NATUREZA (2017)
Acaba de ser indicado ao Grammy Latino na categoria Melhor Álbum infantil.

BITA E O NOSSO MUNDO (2018)
O lançamento mais recente prega a mensagem de que somos diferentes, mas temos direitos iguais.