As crianças nos dias de hoje Persistência, confiança, paciência e mais tolerância são características importantes e necessárias a elas

Publicação: 13/10/2018 03:00

“As crianças de hoje em dia são muito diferentes” é uma frase bastante dita atualmente. De fato, as crianças de hoje contam com mais autonomia, capacidade de expor desejos, sentimentos, além de serem mais conscientes. Na semana do Dia das Crianças, o Diarinho conversou com uma especialista e listou algumas habilidades dos atuais pequenos, dicas para desenvolvê-las e algumas histórias que representam bem as crianças desse momento.

“Persistência, confiança, paciência e tolerância. Essas características são importantes e necessárias para que a criança adquira novas habilidades. Tudo isso vai fazer com que ela tenha capacidade e consciência para testar e conseguir novos objetivos,  a confiança dela vai ficar maior e tudo isso vai crescendo. Isso vai influenciar na relação dela com outras crianças, outras pessoas, com o ambiente, vai fortalecer cada vez mais a personalidade e a capacidade de se desenvolver e de crescer”, explica a terapeuta ocupacional Amanda Almeida.

A empatia, que é a habilidade de se colocar no lugar do outro, também é uma conquista muito importante para a criança crescer como pessoa. Assim, ela vai se reconhecer e expressar suas próprias emoções e as consequências das suas ações. Só assim ela percebe também como o outro está sentindo e começa a procurar saber o que fazer sobre isso. A estudante Beatriz Queiroz Batista Félix, de 12 anos, encontrou a chance de se colocar no lugar de outras crianças através da arte. Há três anos, é contadora de histórias para crianças em situação de vulnerabilidade social. Ela participa de atividades da Associação EmpreendeLer, que procura incentivar a cultura através da leitura, contação de histórias e debates.

“Acho que as crianças de hoje estão mais abertas para falar o que pensam em relação à cultura ao que está acontecendo. Acho que a gente não deve guardar isso pra gente, é preciso  levar o conhecimento para outras pessoas. Me sinto muito livre porque estou contando histórias para crianças que são da minha idade, me sinto muito grata por todo carinho que tenho, porque estou praticando o bem”, conta a menina.

A persistência e a perseverança também são características que começam a ser desenvolvidas na infância. Desde os primeiros passos, nas tarefas e provas da escola ou para andar de bicicleta. Basta um incentivo para perceber que um pouco de treino e muita persistência resolvem tudo. Arthur Almeida Regis, de 1 ano e 10 meses, tem Síndrome de Down e está vivendo essa fase de iniciar o andar e também dá uma lição. Ainda cai bastante, mas sempre levanta e tenta de novo, não ficou com medo das quedas que já teve. Diariamente ele supera os desafios e se interessa sempre por uma descoberta nova. Está adorando os livros que os pais leem para ele.

“Arthur é uma criança alegre, divertida, aceita desafios e não desanima diante de obstáculos. Tenta, não consegue. Tenta novamente, se chateia, deixa de lado e volta a tentar. Quando percebemos, já está conseguindo conquistar aquele objetivo. Ficamos superfelizes e orgulhosos em acompanhar cada desenvolvimento, cada superação”, diz a mãe Carolina Almeida Simões de Oliveira Regis, que é gestora educacional. “As crianças, nem sempre, entendem a sua risada pra chamar atenção ou a conversa que engata, balbuciando sons de um dialeto próprio. Fica encantado com os mais velhos, com os narizes avantajados, com as crianças que saltam alto. Observa tudo! Capta tudo! E depois tenta reproduzir do seu jeitinho. Ama livros, imagens, figuras, cores, texturas, músicas! Sabe todas as coreografias das canções! Só sossega quando aprende cada passo, cada gesto”,  continua.

Oficinas

No dia 20 de outubro, um evento gratuito no bairro dos Aflitos vai comemorar o mês das crianças com uma manhã e uma tarde de atividades de estimulação de bebês e crianças, com experimentação do grupo sensório motor e atividades lúdicas. As oficinas acontecem das 9h às 11h e das 14h30 às 16h30.

Os interessados devem se inscrever pelos telefones  (81) 3071-6440 / (81) 99452-9724. Será no Espaço Evolute, na Avenida Conselheiro Rosa e Silva, 1206, salas 508, 509 e 510. Serão 15 vagas para o turno da manhã e 15 para o turno da tarde. As inscrições são gratuitas. Os participantes são convidados a doarem um produto de higiene infantil ou uma peça de roupa, sapatos ou brinquedos para as crianças no Lar do Neném.