Cuide do seu amigo do peito Nosso coração precisa de cuidados desde a infância para que tenhamos uma vida feliz. Evento no Parque da Jaqueira ensina a mantê-lo saudável

texto: EMANNUEL BENTO
emannuelbento@gmail.com

Publicação: 08/12/2018 03:00

A palavra “saúde” costuma ser uma das mais citadas durante as felicitações de Natal e Ano-novo. Mas será que estamos fazendo o certo para que esse desejo se torne realidade? Foi pensando nisso que a Célula C, formado pela Unidade de Cardiologia Materno Fetal do Hospital Português, a ONG Círculo do Coração e o Centro de Estudos Caduceus, preparou o projeto O Natal do coração - aprenda a cuidar do tum-tá o ano todo. A ação social, que também comemora os 24 anos da iniciativa, busca reforçar ao público infantil a importância de hábitos saudáveis para manter a saúde do coração.

A programação será realizada neste sábado, das 8h às 11h, no Econúcleo do Parque da Jaqueira, na Zona Norte do Recife. A entrada é gratuita e não precisa de inscrição. A ideia é reunir famílias, crianças, médicos, nutricionistas, enfermeiros e profissionais da unidade com ações lúdicas para incentivar hábitos de vida saudáveis e ligados à natureza. As atividades envolvem interação com o meio ambiente, plantio de hortas, alimentação saudável, educação ambiental e em saúde. Na ocasião, também será divulgada a campanha de incentivo a doações para manter os atendimentos da ONG Círculo do Coração (CirCor), que inicia uma nova fase, de expansão

“Haverá uma orientação para as crianças entenderem a importância do cuidado com o coração ainda na infância. Isso pode estimular a família a manter esses cuidados com alimentação e atividades físicas”, diz a cardiologista pediátrica Thamiria de Paula Harten. “Embora exista um senso comum de que crianças não possuem problemas desse tipo, existem sim pequenos com pressão alta, colesterol alto, e as complicações disso podem aparecer ainda na infância ou quando estiverem mais velhas”.

A médica explica que há dois tipos de doenças no coração: as adquiridas e as congênitas - que são as que já nascem junto com os bebês. Esse segundo tipo é o caso de Natália Melo de Oliveira, recifense de 12 anos que nasceu sem uma válvula do coração que é chamada de “tricúspide”. Por isso, aprendeu a cuidar do coração desde pequenininha, principalmente com a alimentação.

“Eu como direito. Gosto de comer frutas, verduras e legumes. Adoro brócolis, tomate, maçã, banana, melão, laranja, morango, laranja cravo e como manga de vez em quando. Não posso fazer muito  exercícios físicos por conta do problema, mas gosto de caminhar. Também vou sempre ao médico e faço exames duas vezes por ano”, explica a menina, que estará presente no evento do sábado. “Espero encontrar muita coisa legal para animar as crianças. Vou querer fazer as oficinas, experimentar ioga, aprender fazer uma horta em casa, a fazer os brinquedos, pintar e muito mais.”
 
Atividades
 
IOGA

A aula será com a professora e instrutora Lígia Salazar Bittencourt, que vai ensinar a respiração e afastar o estresse infantil, que faz mal ao coração e é cada vez mais comum diante do uso da tecnologia.

ESPORTE
Atividades esportivas lúdicas e coordenadas pela equipe da Academia Hora do Recreio.

ARTE
Educação, música, exibição de vídeos e músicas com letras educativas com a arte-educadora Kátia Sampaio.

CULINÁRIA
Oficina de gastronomia saudável com receitas de pratos para lanches ou piqueniques saudáveis, com a nutricionista Amanda Ferrão. Ainda haverá um piquenique de frutas da estação a ser realizado no gramado.

OFICINAS
Oficina de plantio de horta residencial com a equipe do Econúcleo, como estímulo para o consumo de verduras e legumes e de uma alimentação saudável

BONECO
Produção do boneco do mascote Tum-Tá com o ilustrador Artur Lucas.

ORIENTAÇÃO
Para ressaltar a importância de hábitos saudáveis, com a médica Sandra Mattos, diretora da Unidade de Cardiologia Materno Fetal do Real Hospital Português.

FOTOGRAFIA
Fotos em cenário de Natal com a fotógrafa Andréa Leal.