No ritmo da Coreia Grupos pernambucanos de K-Pop se reunirão para cantar e dançar neste fim de semana no RioMar

Publicação: 19/01/2019 03:00

É difícil encontrar alguma criança ou pré-adolescente que não conheça o fenômeno K-Pop. O termo foi criado para se referir à música pop da Coreia do Sul, na Ásia. Inúmeros grupos de moças e rapazes cantam e dançam em sintonia perfeita, usando roupas chamativas e clipes coloridos, com super produções. O BTS, sem dúvidas o grupo mais famoso, conta com mais de dois bilhões de visualizações no YouTube. Sensação no mundo todo, esse movimento também tem inspirado muitos recifenses.

Nestes sábado e domingo, o RioMar Shopping realizará a primeira edição do Festival K-Pop. O evento gratuito acontecerá no Piso L3, das 15h às 17h. No sábado a programação terá shows de Heirs, Move, Soldiers e X.O Dance Team. No domingo será a vez de Eleven, Faster - Z, Jjang e NK Project. É mais uma oportunidade para admiradores e grupos se reunirem, como acontece em eventos como Supercon, Festival da Coreia e o Anima Recife.

Embora tenha virado uma febre há alguns anos, o K-Pop surgiu em 1992, com o grupo Seo Taiji and Boys. Os rapazes apareciam em programas de televisão coreanos usando traje folgados, um tipo de música que misturava o pop adolescente que fazia sucesso no mundo com o hip-hop dos Estados Unidos. Também foram responsáveis por apresentar danças com coreografias marcadas e elaboradas.

No começo dos anos 2000, o ritmo começou a conquistar o Japão. Com a popularização das redes sociais e das plataformas digitais, se tornou uma febre no mundo todo. Um bom exemplo é o sucesso Opa gangnam style, do cantor Psy, que se tornou a música mais escutada da internet em 2012. Hoje, diversos grupos, como BTS, EXO, GOT7, Monsta X, Twice, Red Velvet, Big Bang e 4minutes estão no topo das paradas do K-Pop. No Recife, o movimento tem ganhado diversos admiradores nos últimos anos. São jovens que formam grupos covers para reproduzir as danças e competir em eventos dedicados à cultura pop oriental na cidade. Apesar de recente, essa cena é ampla e bastante competitiva: Faster Z, X.O Dance Team, Jjang, Soldiers, ACE, Heirs, Hathi Machine e Move são algumas equipes de destaque.

O All Might, idealizado por Rafaela Cabral, de 14 anos, é exemplo de como esse nicho tem crescido. Formado pela adolescente junto com Vitória Santos, 15, Letícia de Morais, 16, Dandara Lourenço, 13, Natália Santos, 13, e Vitória Almeida, 18, o grupo existe desde fevereiro de 2018. “Comecei a conhecer o K-Pop por minhas amigas. Vivíamos dançando, olhando os vídeos na internet, então eu dei a ideia de que podíamos nos apresentar nos eventos. Assim o grupo nasceu”, explica Rafaela.

“Se tivermos determinação e responsabilidade, podemos chegar onde queremos, por isso seguimos ensaiando até conseguir visibilidade”, conta a menina, que se reúne com as amigas para ensaiar em locais como o Parque da Jaqueira, ponto em que vários grupos praticam seus passos, assim como o Dona Lindu. “O K-Pop tem chamado atenção de muita gente por conta da dança, mas também tem a questão das músicas, que variam de estilo, e os conceitos dos clipes. E também por causa das mensagens. Muitas meninas do meu grupo começaram a gostar após ler as letras das canções”.

Serviço

Festival K-Pop RioMar
Onde: Piso L3 do Shopping Riomar (Avenida República do Líbano, 251)
Quando: sábado e domingo, das 15h às 17h
Quanto: Gratuito