Estímulo e muito foco no estudo Métodos alternativos são úteis para potencializar capacidades e melhorar o desempenho dos alunos

texte: EMANNUEL BENTO
emannuelbento@gmail.com

Publicação: 16/02/2019 03:00

As aulas escolares voltaram no começo de fevereiro e, junto com elas, retornam algumas obrigações e responsabilidades que toda criança precisa ter nesse período. Sair da rotina das brincadeiras, praias e jogos eletrônicos para ir direto aos estudos pode ser desafiador. Algumas vezes é difícil ter foco, concentração e algumas outras competências ideais para um estudante. Essas capacidades são importantes e, embora muitas vezes as façam parecer trabalhosas, podem ser aprendidas através de brincadeiras e atividades legais.

Foi com esses métodos alternativos e mais divertidos que Leonardo Miguel Santos, de 12 anos, superou dificuldades e melhorou o desempenho na escola. Há três meses, sua mãe o matriculou no Supera Olinda, localizado no bairro de Casa Caiada. É um curso que potencializa a capacidade cognitiva, aumentando a criatividade, concentração, segurança, autoestima, perseverança e disciplina. “No começo eu achei um pouco diferente, mas depois percebi a minha mudança no começo do ano na escola”, diz o menino, em entrevista ao Diarinho.

As aulas são ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, com atividades dinâmicas e contagiantes. Entre as ferramentas utilizadas pelo método, o destaque é o ábaco, uma calculadora milenar capaz de otimizar o raciocínio lógico e foco. Alguns historiadores dizem que o objeto foi criado há mais de cinco mil anos, na região da Mesopotâmia. Consiste em uma moldura com bastões no sentido vertical, com deslizante que corresponde a unidades ou dezenas, sendo usado principalmente para operações de somar e subtrair.

“O ábaco pode ajudar a desenvolver a memória do trabalho, que é armazenar e reter informações, além estimular a memória para informações úteis. Com o tempo, o aluno conseguirá fazer cálculos mentais com mais facilidade”, explica Patrícia Moura, educadora especialista no Método Supera. “Também ajuda na concentração e foco, portas de entrada para todos os outros processos cognitivos”, diz.

Além do ábaco, que é usado 45 minutos em todas as aulas, existem outras atividades que envolvem dinâmicas, jogos e plataformas online com jogos específicos. Ao todo, o Supera Olinda dispõe de mais de 40 tipos de atividades. A duração do curso costuma ser de 18 meses e também existem turmas para adultos e idosos. Leonardo Miguel, por exemplo, já sente a diferença na escola. “Eu comecei a pegar o raciocínio mais rápido inicialmente em matemática, que era minha maior dificuldade, mas agora também já consigo expandir isso para outras matérias”, diz o garoto, que considera ter ficado mais “esperto”.
 
Serviço

Olinda Supera

Onde: Supera Olinda (Avenida Gov. Carlos de Lima Cavalcante, 1487, Casa Caiada)
Funcionamento: De segunda-feira a sábado, a partir das 8h da manhã
Informações: (81) 3011-4717