Semeando um futuro verde Para comemorar o Dia da Árvore, o Shopping Guararapes prepara uma programação para as crianças com espécies nativas de 17 a 20 deste mês

Publicação: 14/09/2019 03:00

O Dia da Árvore será comemorado no próximo sábado, em 21 de setembro. Essa data foi escolhida por anteceder o início da Primavera no hemisfério sul - que, dependendo do ano, pode ocorrer entre os dias 22 e 23 de setembro. O objetivo é conscientizar sobre a importância da preservação das árvores e das florestas, incentivando a proteção do meio ambiente com atitudes que trazem benefícios à natureza. Também no estímulo para reflexão sobre as consequências do desmatamento e da expansão da poluição também é uma boa forma de comemorar essa data.

As árvores nos proporcionam o oxigênio que respiramos, a sombra que nos refresca e diversos frutos que nos alimentam. Sem esquecer da importância para a manutenção do equilíbrio do nosso ecossistema. Em Pernambuco, temos diferentes tipos de árvores nos seguintes biomas: vegetação litorânea, floresta tropical, caatinga e cerrado. No nosso cotidiano, no entanto, muitas vezes não conseguimos apreciar toda essa diversidade, seja pela ausência de natureza no ambiente urbana ou por não reconhecê la.

Para comemorar o Dia da Árvore, o Shopping Guararapes, localizado no bairro de Piedade, está realizando o projeto Semeando o Futuro. A proposta é convidar escolas públicas e privadas do município de Jaboatão dos Guararapes para uma visita guiada em um espaço, o edifício garagem que abriga espécies nativas dos biomas no estado, do Litoral ao Sertão. De 17 a 20 deste mês, as escolas podem se inscrever para a programação.

Os visitantes podem ver árvores típicas da Mata Atlântico como o Pau Ferro, Visgueira, Ingá, Jatobá, Macaúba, Juazeiro, Cajueiro e Pitombeira. Representando o Sertão, tem Mandacaru, Catingueira, entre outros. Para participar da programação, as escolas interessadas podem se inscrever pelo telefone 2122.2262, das 14h às 18h, ou pelo e-mail meioambiente@shopping-guararapes.com.br.

“O espaço Semeando o Futuro surgiu em abril de 2015 com essa proposta de desenvolver educação ambiental, mas também para ser um lugar inovador, como uma sala a céu aberto”, diz Júlia Santos, auxiliar operacional do Semeando o Futuro. “No espaço, abrigamos espécies de dois biomas (Caatinga e Mata Atlântica), que muitas vezes não temos a possibilidade de ver de perto. Algumas espécies da Mata Atlântica acabam passando despercebidas. As escolas podem vir até aqui e apresentamos as espécies e, junto a isso, eles conhecem as políticas ambientais que desenvolvemos no shopping”, diz Júlia.

Para ela, a experiência de receber crianças de escolas tem sido “enriquecedora”. “Elas sempre ficam animadas em ver aquele visual, pois o ambiente é bem verde. Quando as crianças chegam, há um sentimento de encantamento. Facilita muito passar informações com auxílio visual. Naturalmente, existe um interesse em entender”, revelou Júlia. “Nesse espaço desenvolvemos a compostagem. É um processo de produtos orgânicos que se transformam em adubo. Parece ser complicado de primeira, mas quando explicado de forma didática fica muito fácil”.

PROGRAMAÇÃO
Para quem quiser aproveitar este sábado e domingo com diversão, contato com a natureza e conhecimento ambiental, a Prefeitura do Recife oferecerá várias atividades educativas e de lazer no Econúcleo do Parque da Jaqueira, na Zona Norte, e no Jardim Botânico (JBR), Zona Oeste. A programação é gratuita e voltada para todos os públicos. Os visitantes do espaço poderão conferir desde apresentação de fantoches e contação de histórias para os pequenos, até oficina de mudas e caminhada ecológica.

O Econúcleo Jaqueira receberá o público, neste sábado (14), às 9h, com uma apresentação de fantoches para começar o dia com muita gargalhada e ainda sair do espetáculo sabendo mais sobre a natureza e as práticas de sustentabilidade que podemos realizar no nosso dia a dia. Ás 15h, será hora de pôr a criatividade e imaginação em prática com a oficina de criação Borboletando coisa e tal.