Cidadania no mundo virtual Jogos interativos estimulam crianças a preservar a cidade e transformar o ambiente coletivo num lugar melhor, através do respeito

Publicação: 09/11/2019 03:00

Brincando e jogando, é possível recriar o mundo e exercitar valores sociais. Cuidados com a natureza, lixo urbano, biodiversidade e sustentabilidade dos mangues são alguns dos temas abordados nos jogos digitais que a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, lançou neste ano. Os games estão disponíveis na plataforma Google Play através do livro digital Mangue e Tal PlayBook (10 jogos), nos tablets da rede municipal de ensino (14 jogos) ou através de link para download (https://bit.ly/2jiuQEW). No ambiente digital do Econúcleo Jaqueira, na Zona Norte do Recife, a sala ECOInteratividade conta com jogos apresentados em diferentes plataformas: Touchscreen (PC Tela Touch e Android) e Realidade Virtual (PC Oculus Rift).

Preservando Recife, Jô - Por um Recife Mais Verde, Recife Limpeza, Capibaribe - O Guardião da Biodiversidade, Preservando Recife e Mangue e Tal - Marco Zero são alguns dos jogos digitais que chamam atenção da garotada através de cenários inspirados na capital pernambucana. Os protagonistas são os personagens da Turma Mangue e Tal, ao ritmo de ciranda e maracatu. Os jogos aliam diversão e aprendizado com o objetivo de reforçar o compromisso socioambiental das crianças e adolescentes, baseados em sustentabilidade, verde urbano, resíduos sólidos, recursos hídricos e biodiversidade.

“Praia do Pina, Memorial Chico Science, Marco Zero, Jardim Botânico e o Parque da Jaqueira são alguns dos cenários dos jogos digitais, muitos deles criados no Desafio EcoRecife, iniciativa da prefeitura que premia os melhores games com foco no meio ambiente. É importante destacar que atividades lúdico-tecnológicas como essas fazem com que as crianças possam experimentar outras maneiras de reinventar o mundo real”, explicou o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Neves Filho.

Com base em manter a relação do ser humano e meio ambiente, aliando reflexão em relação às suas atitudes, os jogos oferecem ao usuário a oportunidade de fazer escolhas significativas, assim como desenvolver o senso de propósito ao assumir um papel importante no cenário, contribuindo com uma causa maior. Um passeio diferente através das lentes dos óculos de realidade virtual também entra na rota digital ambiental. Ao  visitar a sala de Ecointeratividade e colocar o acessório, o usuário simula um passeio de balão, bicicleta e barco pelas margens do Capibaribe, do Parque Santana ao Jardim do Baobá. O roteiro encanta ao mostrar uma nova perspectiva da cidade.

No jogo Ecoaventura, os personagens Jô, Dom, Riso, Otto, Morena e Dü Porto enfrentam obstáculos para proteger o meio ambiente. O Marco Zero, a Praia de Boa Viagem, o Centro e o Capibaribe são alguns dos cenários. Os personagens adquirem pontos – representados por número de árvores plantadas (Jô), lixeiras de coleta seletiva (Dom), animais salvos (Otto) e lixo coletado do rio (Riso e Morena) – que podem ser trocados por prêmios da loja virtual, que simbolizam a cultura local. O game Capibaribe - O Guardião da Biodiversidade mostra a importância da conscientização e alerta sobre a poluição. Além do modo aventura contendo cinco fases de estilos diferentes, o game também elabora um quiz com perguntas sobre o Rio Capibaribe e o meio ambiente.